Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  PAPÉL  
Historia do Papelão
   
 


Como reciclar papél

Os registros pré-históricos de desenhos e sinais nas pedras e cavernas foram o início de uma história contínua que retrata a cultura e os hábitos de cada sociedade. Na Antiguidade, o povo egípcio desenvolveu uma forma de utilizar o junco ( papiro), ensopando-o com água e sovando até obter uma forma de pergaminho, com espessura semelhante a um tecido.

C. Papyrus

 

Mas o papel, tal como o conhecemos hoje, teve origem na China: misturando cascas de árvores e trapos de tecidos. Depois de molhados, eram batidos até formarem uma pasta. Esta pasta, depositada em peneiras para escorrer a água, depois de seca tornava-se uma folha de papel.

 

Ainda hoje os trapos de algodão e linho são utilizados por alguns países na fabricação de papéis resistentes, como o papel-moeda.

Os árabes assimilaram a técnica e a espalharam na Península Ibérica, quando a conquistaram (isto se iniciou lá por 1300). Os demais países europeus só a conheceram por volta dos séculos XIII e XIV.

 

Graças ao trabalho de copiar manuscritos, na Idade Média, em formas artesanais de papel, foi possível conservar os mais importantes registros da história da humanidade até então. Com a invenção da "imprensa", permitindo a impressão por linotipos em papel, a disseminação da informação passou a ser muito mais veloz e acessível a todos, e a Revolução Industrial impulsionou ainda mais essas mudanças; hoje o papel talvez seja o produto mais utilizado e corriqueiro.

Composição

O papel é formado por milhões de fiapos que vêm de plantas, que chamamos de FIBRAS. (você pode fazer uma experiência simples, rasgando uma folha de papel e observando a borda). Existem vários tipos de papel. Ele pode variar em peso, espessura, entre outras coisas.Mas é sua estrutura porosa, semelhante a algumas rochas (como a pedra pome), que lhe dá características especiais, diferenciando-o dos tecidos de algodão.

 

 

 

TIPOS

APLICAÇÕES

Cartões perfurados

Cartões para computação de dados

Branco

Papéis brancos de escritório, manuscritos, impressos, cadernos usados sem capas;

Kraft

Sacos de papel para cimento, sacos de papel de pão;

Jornais

Jornais;

Cartolina

Cartão e cartolina;

Ondulado

Caixa de papelão ondulado;

Revistas

Revistas;

Misto

Papéis usados mistos de escritórios, gráficas, lojas comerciais, residências;

Tipografia

Aparas de gráficas e tipografias

 

Produção

 

Atualmente, a maior parte dos papéis (cerca de 95%) é feita a partir do tronco de árvores cultivadas; as partes menores, como ramos e folhas, não são aproveitadas, embora as folhas e galhos possam também ser utilizados no processo. No Brasil o eucalipto é a espécie mais utilizada, por seu rápido crescimento, atingindo em torno de 30 m de altura em 7 anos.

 


Modificado de 5 Elementos, 1995

1 -  Os troncos são descascados
2 -  Picados
3 -  Digestores: cozimento em soda cáustica
4 -  Celulose e água
5 -  Prensagem e secagem
6 -  Bobina

 

Reciclagem

 

Os papéis industrializados no Brasil, hoje, contém uma percentagem de papéis usados. Pode-se produzir o papel com 100% de papel usado!

 

O QUE PODE SER RECICLADO

jornais e revistas

fotocópias

folhas de caderno

envelopes

formulários de computador

provas

caixas em geral

rascunhos

aparas de papel

cartazes velhos

papel de fax

 

Observação importante: os papéis combinados com outros materiais (plastificados, metalizados, papel carbono, etc), ou muito sujos de graxa, gordura, alimentos, e também os papéis higiênicos, não devem ser misturados com os indicados acima
Os sucateiros, os sitiantes e até os fazendeiros, vão trabalhar dobrado, ganhando mais dinheiro e deixando a cidade livre deste mal nescessario que é o lixo.

Porque sitiantes? Os produtos organicos, podem servir para ração animal, peixes e pricipalmente para adubar a terra.

 

 

No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é obrigatório por lei realizar coleta seletiva de materiais recicláveis nos órgãos e nas escolas públicas estaduais, e também é obrigatório o uso de papel reciclado nos órgãos públicos do Estado.Um dia será em todos os Estados com sua colaboração e participação.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel