Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  RECICLAGEM DE PAPÉIS  
Processo de Fabricação
   
 





Como Reciclar Papél

Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados. Jogar os restos no lixo já não é mais solução, pois o preço para se desfazer do lixo é alto e há também um grande susto social na manutenção de lixões.
 
( Na industria para se fabricar 1kilo de papél usa-se 540 litros de água, é preciso de uma árvore inteira para se fabricar uns poucos kilos de papéis.

Exemplo: Na reciclagem economiza-se entre 10 a 50 vezes a quantidade de água.

Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada.
 
Quantas árvores é preciso para um rolo de papél?
 
Para se obter uma tonelada de celulose são necessárias aproximadamente 16 árvores Ou seja, cada árvore pesando aproximadamente entre 3 a 4 toneladas produziria apenas 62,5 Kg de celulose. De acordo com Geraldo Dellaqua, gerente administrativo da Manikraft Guaianazes Papel e Celulose, de São Paulo, com uma tonelada de celulose são produzidos cerca de 2.090 fardos de 64 rolos de papel higiênico de gramatura média cada, ou seja, 133.960 rolos de mais ou menos 70 gramas de peso.
Com base nesses dados, podemos concluir que para cada rolo de papel higiênico fabricado são gastas 0,001 árvores, ou melhor, 1% de uma árvore. Em outras palavras, cada árvore contém 100 rolos. Para se ter uma idéia, se uma família de três pessoas gasta um rolo de papel higiênico por dia, consumiria uma árvore de médio porte em um mês, só com papéis higiênicos. Agora, colocando todas as correspondências, jornais, papéis publicitários, xerox entre outros que cada residência recebe, uma família de 4 pessoas pode consumir até uma árvore ao dia.

O papel reciclado é feito a partir de papel já utilizado. Poupando algumas árvores e muita poluição, algumas empresas conseguem produzir hoje papel reciclado em grande escala. Mas para isso é fundamental a coleta seletiva, pois para ser reutilizado o papel precisa ser separado dos demais tipos de lixo.
O papel reciclado também pode ser feito de forma artesanal.

Atualmente, existem vários artesãos trabalhando com esta técnica em pequenas oficinas caseiras. Eles produzem paéis muito diferentes, interessantes e personalizados. Também fazem objetos decorativos e utilitários.

O papel artesanal pode ser feito reciclando papéis usados ou a partir de fibras naturais trituradas e transformadas em pasta. As principais fibras utilizadas no Brasil são as de bagaço de cana, de sisal, de bananeira, de bambu e de palha de cereais como trigo, aveia, arroz e milho.

Para reciclar você pode utilizar papel de computador, de embrulho, saco de supermercado, caixa de ovos (em especial as coloridas). Mas evite qualquer papel que tenha superfície brilhante. Retire todos os clipes, grampos, adesivos e resíduos de cola do papel a ser usado.

Material necessário:

um liquidificador;

um varal;

pregadores;

uma bacia grande com aproximadamente 15cm de profundidade;

uma esponja;

uma peneira plana;

pano de prato;

uma pilha de jornais.

Como fazer:

Rasgue o papel a ser reciclado em pedaços de aproximadamente 3x3cm. Deixe-os de molho de um dia para o outro.

Bata no liquidificador o papel que ficou de molho. Comece com 15 pedaços de papel para meio litro de água e aos poucos vá percebendo quanto papel pode ser batido ao mesmo tempo. (observe a quantidade de papel para o funcinamento do motor do liquidificador).

Meça a massa de papel e coloque-a na bacia com o dobro de água. Mexa bem e mergulhe a peneira.

Chacoalhe a peneira devagar, espalhando a massa por igual. Deixe o excesso der água escorrer da peneira em cima da bacia. Nesse momento, você pode acrescentar folhas, pétalas ou pedaços de papel colorido.

Inverta a peneira com a massa de papel em cima do pano de prato, que por sua vez está em cima de uma pilha de jornais. Prense com cuidado a esponja sobre a massa de papel, absorvendo toda a água possível.

Levante a peneira pelas bordas. A massa de papel ficará aderida ao pano. Dobre o pano sobre a massa, embrulhando bem, e pendure-o num varal. O tempo de secagem pode variar de acrodo com a umidade do dia (no mínimo 12 horas).

Retire do varal o papel embrulhado no pano de prato. Estenda sobre a mesa e descole com cuidado o papel seco do pano de prato.

Depois de pronto e seco, o papel pode ser cortado, decorado ou utilizado para fazer cadernos, blocos e cartões.

Fonte: www.trabalhoescolar.hpg2.ig.com.br




Reciclável
Não-reciclável
Caixa de papelão Papel sanitário
Jornal Copos descartáveis
Revista Papel carbono
Impressos em geral Fotografias
Fotocópias Fitas adesivas
Rascunhos Etiquetas adesivas
Envelopes  
Papel timbrado  
Embalagens longa-vida  
Cartões  
Papel de fax  



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel