Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Animais e Meio Ambiente

Lista de Mamíferos

Lista de Macacos

Muriqui

 
 
   Veja o pai de todos

Mico Leão Dourado

(Leontopithecus rosalia)

 

 

  Um  pai devotado

  Este primata de pequeno porte é conhecido em todo o mundo como símbolo da conservação da natureza no Brasil.

  Entre os macacos-leão, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. A fêmea geralmente gera de 1 a 3 filhotes, podendo reproduzir uma ou duas vezes ao ano, com uma gestação de 120 dias.

  Depois disso é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. 

  Ela estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns 15 minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.

  Existem 3 espécies de macacos-leão no  Brasil, diferente apenas na cor da pelagem.

 

  A mais comum é o mico-leão-dourado, quase que inteiramente  amarelo com reflexos metálicos, com exceção da cara. Ele é encontrado nas montanhas costeiras do sudoeste do Rio de Janeiro, entre 500 e 1.000 m de altitude.

  Seus hábitos são diurno e vive em grupos de até 8 animais e, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias.
  O mico leão dourado alimenta-se: de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pássaros
  Esta espécie de mico leão dourado está correndo risco de extinção. Mas a reprodução em cativeiro está dando resultados positivos. Na natureza vivem em média, oito anos, mas podem chegar até 10 - 12 anos. Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel.

  O mico-leão de cabeça dourada tem essa cor apenas na cabeça, nuca e quarto dianteiro e pode ser visto no sul da Bahia. Na região de São Paulo vive o mico-leão de cauda e corpo ruivo. Além da cor o mico-leão se destaca também por sua crina( daí o nome) e pelo comprimento extraordinário de seus dedos. Vive aos pares e pode lutar até a morte para defender seu território.

Protegido pela Lei Federal n° 5.197, de 3 de janeiro de 1967 —"Lei de Fauna", está também incluído na "lista of icial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção", portaria N° 1.522, de 19 de dezembro de 1989—IBAM

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

 Ordem: Primates

 Família: Callithrichida

Características:

Comprimento: 30 cm.

Cauda: 40 cm.

Peso: 500g.

Tempo de vida: em média 15 anos
Tempo de gestação da fêmea: 4 meses e meio
Cor: amarelo dourado

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região