Panorâmica:
Independentemente de onde estiver a olhar, a terra que vê é um
campo de batalha. De um lado do palco de batalha estão as forças sob
a superfície. As forças causam a quebra, o envolvimento, o derrube e
o levantamento da crusta terrestre. No outro lado da batalha estão
os processos naturais da degradação e erosão.
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Uma vez quebrada a rocha por causa da
degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água,
gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece para fazer
com que as rochas sejam transportadas chama-se erosão. |
Finalidade:
As actividades que se seguem irão demonstrar aos alunos os diferentes
tipos de erosão. Essas actividades pretendem elevar a consciência dos
alunos a ponto de eles poderem tomar decisões inteligentes sobre um
aproveitamento da terra.
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Objectivos:
Os alunos serão capazes de:
i. Identificar os diferentes tipos de erosão.
ii. Descrever o efeito do vento sobre a terra.
iii. Explicar como a água afecta as formas da terra. |
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Recursos/Materiais:
Jornais antigos
Areia seca em jarros com tampa
Colher de sopa
Água, papel e lápis |
Actividades e
Procedimentos: Leve a cabo as seguintes actividades para
ilustrar o seguinte:
i. Dunas de Areia:
Como é que as dunas de areia se formam? Coloque areia num montinho e sopre
devagarinho a partir de um lado. Observe o que acontece. O que acontece
quando soprar a areia? Pode todo o montinho de areia mover-se se for
soprado durante tempo suficiente?
ii. Depósitos Soprados pelo Vento:
Recolha o seguinte: jornal, areia seca num jarro com tampa, tampa de
caixa, colher, água, papel e lápis. Coloque o jarro com tampa no centro do
papel. Remova a tampa do jarro e coloque-a próximo do centro. Sopre
devagarinho a areia, aumente a força da sua respiração até que a areia
seja atirada do jarro. Continue a soprar durante 5 a 10 segundos. Examine
o material no papel, esfregando o seu dedo por cima do papel. Faça o mesmo
com o material encalhado na tampa do jarro. Qual é a mais fina? Porquê?
iii. Erosão do Peso da Água:
Como é que o peso da água afecta a terra? Encontre um lugar com terra
seca. Despeje um copo cheio de água sobre a terra seca. Repita sobre o
mesmo lugar, mas desta feita levante o copo a uma distância muito maior.
Observe como a terra mudou em relação a quando despejou o seu primeiro
copo de água. Como é que mudou em relação a quando despejou o seu segundo
copo de água a uma distância maior? Pode relacionar isso a mudanças
causadas pela carga da água em vários lugares em volta da terra?
iv. Declives:
Porque é que terras altas e montanhosas que parecem ser muito sólidas
em tempo seco desenvolvem declives depois de chuvas prolongadas? Construa
um castelo de areia. Depois de estar firme, deite alguma quantidade de
água sobre ele. Deite água devagar e gentilmente. Continue a deitar água
até que a areia não possa absorver mais água. O que aconteceu primeiro? O
que aconteceu no fim? Como pode comparar isso com a queda da chuva e as
montanhas?
Atar tudo junto:
O processo natural da erosão opera-se lenta, mas seguramente. Em centenas
de milhares de anos, a erosão pode carcomer uma montanha até que esteja ao
mesmo nível que o plano. Quanto mais informações os alunos poderem ter
sobre as causas e a prevenção da erosão, mais podem contribuir para melhor
utilização da terra, evitando a sua destruição e/ou má utilização.
Avaliação: O professor deve colocar e
discutir com as cianças as seguintes questões:
i. O que entendem pelo termo "erosão"?
ii. O que causa a maior erosão no seu meio ambiente?
iii. O que deve ser feito na sua localidade para reduzir a erosão?
Sugestões/Modificações:
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Os alunos podem seguir a história de
algumas formações de terra famosas e descrever o papel da erosão na
criação dessas formações.
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Os alunos podem criar um manual de "alerta contra erosão" para informar os
outros sobre os perigos da erosão.
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Os alunos podem criar um projecto de ciência demonstrando os efeitos da
erosão.
Autor(es): Dorothy Stetsko, West Park
Elementary Fresno, CA.
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