A Indústria automobilística instalou-se
no Brasil em 1956, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (São
Paulo) com o ínicio da fabricação da Romi-Isetta.
Ainda em 1956 a Vemag colocou no mercado uma camioneta
derivada da família F91, produzida pela DKW, montada no
Brasil. Em 1958 passou a disponibilizar sedãs e
camionetas da família F94 montados sob licença da DKW e
com crescentes índices de nacionalização. Também
produziu uma versão abrasileirada do jipe Munga e, nos
anos 60, encomendou uma carroceria refinada aos Fissore,
da Itália, e a montou sobre a mecânica DKW.
Em 1959, no município de São Bernardo do Campo, foi
instalada a fábrica da Volkswagen, cujo primeiro modelo
produzido foi a Kombi, até hoje produzida lá e que
precedeu ao famoso Volkswagen Sedan (mais conhecido no
Brasil como Fusca). Entretanto, em Rio Bonito (Estado do
Rio de Janeiro), já um pequeno empreendor chamado
Sebastião William Cardoso havia montado um pequeno jipe
que chamou de "Tupi", movido a partir de um motor de um
gerador elétrico.
A Chevrolet e a Ford, que eram apenas montadoras de
peças importadas, deram os seus primeiros passos com a
fabricação de caminhões para, mais tarde, iniciarem a
produção de automóveis em 1968. A seguir veio a Fiat - (Fábrica
Italiana de Automóveis - Turim) instalou-se em 1976 em
Betim.
Somadas, estas quatro empresas ganharam o apelido de As
Quatro Grandes, que dominaram o mercado brasileiro, até
o final da década de 1990; até então as importações eram
proibidas.
Vieram outras montadoras e fabricantes as seguiram, como
a Renault, Peugeot, Citroën, que montaram fábricas no
Brasil, enquanto outras marcas iam sendo incorporadas,
como a Dodge pela Chrysler do Brasil. A Mercedes-Benz,
que já fabricava caminhões, estabeleceu em São Bernardo
uma fábrica, a Daimler Benz do Brasil, inicialmente
fabricante de carroçarias de caminhão e ônibus,
inaugurando a sua unidade montadora veicular em 1998, em
Juiz de Fora, Minas Gerais.
Diversos foram os fabricantes de automóveis genuinamente
brasileiros como Puma, Gurgel, Miura, entre outros.
Muitos não sobreviveram a reabertura das importações no
inicio dos anos 90 e à competição com modelos importados.
A Gurgel entrou em processo de falência após ter lançado
no mercado brasileiro o gurgel BR-800(o primeiro
automóvel genuinamente brasileiro) e posteriormente o
gurgel supermini, mas o governo federal estendeu a
isenção do IPI (antes esclusiva para o modelo nacional)
à todos os modelos de veículos existentes no brasil com
menos de 1000 cilindradas e negou um empréstimo já
acertado há tempos para a instalação do projeto
Delta(que incluía a construção de um complexo industrial
para a fabricação do mesmo no estado do CEARÁ), o que
não aconteceu, culminando na consequente queda do preço
das ações.
Atualmente, o fabricante brasileiro de maior destaque é
a Troller, com os veículos T4 e Pantanal.
Nos últimos anos,a indústria automobilística no Brasil
têm crescido bastante,atraindo grandes investimentos das
principais empresas.No ano de 2007 , a produção
automobilística no Brasil cresceu cerca de 14% em
relação à 2006, chegando a 3 milhões de veículos,o que
torna o país o sexto maior produtor mundial de
automovéis.
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