Pesquisar

Meio Ambiente

Endereços úteis

Anuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Classificados Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

Meio Ambiente

O que é Meio Ambiente

Declaração do Ambiente
Aquíferos
Água o liquido precioso
Anfíbios
Arvores
Animais Pré-histórico
Animais em extinção
Aves
Baleias  ancestrais
Cães
Celenterados ou Cnidários
Cobras
Crustáceos
Donativos voluntários
Equinodermos
Gatos
Grandes Felinos
Insetos
Macacos
Mamíferos em geral
Moluscos
Oceanos e Rios
Peixes água doce
Peixes água salgada
Poríferos
Protozoários
Répteis em geral
Tartarugas
Vídeos de Animais

Estados do Brasil

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Maranhão
Minas Gerais
Paraíba
Pará
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio De Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
São Paulo
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins

Serviço

Árvore
Bolsa Dolar Euros outros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites
Truques do amor
Vídeos
Nossa Historia

Noticias

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cidades
Cotidiano
Destaque
Dinossauros
Educação
Esportes
Especial
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Tecnologia
Turismo
Vida Animal

 

Transforme sua Cidade em um paraíso

 

 
 

Polo Norte

 

 

   

Anunciar no Ache Tudo e Região é retorno garantido.

 

Pólo Sul

Regiões Polares

Antártica

Se denomina Pólo Norte a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o Eixo de Rotação do planeta corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Pólo Norte, que não está necessariamente perpendicular ao Eixo de Translação (por exemplo, na Terra forma um ângulo de 23,5º e em Urano 90º.

Imagem da extensão da calota polar tirada pela NASA em 2005O Pólo Norte terrestre está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo. Aí se distinguem quatro pólos: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico.



O pólo norte, ártico ou boreal, é um dos dois pontos marcados nas cartas da superfície terrestre em que a latitude (coordenada geodésica) é igual a 90º. Não deve ser confundido com o pólo geomagnético norte, que se acha no hemisfério boreal, ou ártico, em local diferente. Os pólos geomagnéticos não são diametralmente opostos, nem se mantêm fixos na superfície terrestre.

A partir da determinação geográfica dos dois pólos terrestres são fixadas todas as coordenadas, de latitude ou de longitude que indicam a localização de qualquer ponto na superfície da Terra. Prolongando-se o eixo da Terra encontra-se na esfera celeste o pólo norte celeste.

Robert Edwin Peary foi o primeiro explorador que chegou ao polo Norte, em 1909, junto com seu asistente Matthew Henson e quatro esquimós


Norte magnético
O Pólo Norte magnético terrestre está situado a uns 1.600 km do Pólo Norte geográfico, perto da Ilha de Bathurst, na parte setentrional do Canadá, no território de Nunavut. Ainda que magneticamente falando, ele não é exatamente um pólo norte, e sim um pólo sul, usualmente é chamado assim para não confundir ao falar de temas relacionados à Navegação, já que se fala que o norte da bússola e o norte dos mapas não são idênticos.


Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisferio sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste pólo apontaria a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.

As bússolas não apontam para o Norte Geográfico, mas para o Pólo Norte magnético , definido como o lugar onde o campo magnético é perpendicular à superfície, o que em latitudes altas são bastante imprecisas.

Latitude

É a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada:

Num modelo esférico da Terra, a latitude de um lugar é o ângulo que o raio que passa por esse lugar faz com o plano do equador. Uma vez que o raio de curvatura da esfera é constante, esta quantidade é também igual à medida angular do arco de meridiano entre o equador e o lugar.
Num modelo elipsoidal da Terra, a latitude de um lugar (latitude geodésica) é o ângulo que a normal ao elipsóide nesse lugar faz com o plano do equador. Ao contrário do que acontece com o modelo esférico da Terra, as normais ao elipsóide nos vários lugares não são todas concorrentes no centro da Terra. Por outro lado, e devido ao facto de os meridianos não serem circunferências, mas sim elipses, a latitude não pode ser confundida, como na esfera, com a medida angular do arco de meridiano entre o equador e o lugar. As latitudes dos lugares representados nos mapas são latitudes geodésicas.


À superfície da Terra, a latitude pode também ser definida como o ângulo entre a vertical do lugar (isto é, a direção do fio-de-prumo) e o plano do equador. Uma vez que a vertical do lugar não coincide geralmente com a normal ao elipsóide de referência nesse lugar, esta modalidade de latitude (latitude astronômica ou natural) é geralmente diferente da latitude assinalada nos mapas, a latitude geodésica. Muito antes de a forma e dimensões da Terra serem conhecidas com exatidão, já a latitude astronômica era determinada através da observação dos astros, utilizando quadrantes, astrolábios e balestilhas.

Longitude

Algumas vezes representado pela letra grega λ (lambda) descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus de zero a 180 para leste ou para oeste a partir do primeiro meridiano. Diferentemente da Latitude, que tem o Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a Longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicos usavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como:El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo, Pisa, Paris, Filadélfia e Washington. Em 1884 na Internacional Meridian Conferência foi adotado o Meridiano de Greenwich como primeiro meridiano mundial.

Cada grau de longitude é subdividido em 60 minutos, e estes em 60 segundos. Uma longitude é especificada no formato grausº minutos' segundos''. Caso a localidade esteja no Oeste põe-se um sinal negativo na frente da longitude. Ao invés de usar o sinal negativo, pode-se também usar as letras E e W para indicar Leste e Oeste, respectivamente.

Uma longitude pode ser combinada com uma latitude para dar uma posição precisa de um lugar na Terra.

Diferentemente de um grau de latitude, que sempre corresponde a uma distância de 111,12km, um grau de longitude varia de 0 a 111,12km: se a distância for medida em um círculo de mesma latitude a distância é de 111,12km vezes o cosseno da latitude; se a distância for tirada num Círculo máximo a distância é um pouco menor.

A longitude de um ponto pode ser determinada calculando a diferença de horário entre a localidade e o Tempo Universal Coordenado(UTC). Como um dia tem 24 horas e uma circunferência tem 360 graus, o Sol se move pelo céu a uma taxa de 15º/hora(360º/24 horas=15º/hora). Para realizar esse cálculo, é necessário um relógio marcando o UTC, e determinar o horário local através de observações astronômicas.

Uma linha de longitude constante é um meridiano.
 

Pedimos sua atenção por favor abaixo:

Novo sistema de governo (inventado), é (Apolítico). Se deseja um Brasil justo sem roubalheiras de políticos, sem destruição do meio ambiente, excelente educação, saúde e segurança, de seu apoio no site http://sfb-br.org


 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

 

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região 
 
 
Anuncie aqui Ofertas especiais
Semanal
Mensal
Anual

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 13 julho, 2015. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1024x768