Grécia Antiga

Historia da Grécia
Monumentos da Grécia
Os Mármores de Parthenon
Relação de medalhas 2004
Grécia Onde Tudo Começou
Opinião Pessoal
A origem das Olimpíadas
Todas as olimpíadas

Estados do Brasil

Siglas

Acre AC
Alagoas AL
Amapá AP
Amazonas AM
Bahia BA
Ceará CE
Distrito Federal DF
Espírito Santo ES
Goiás GO
Mato Grosso do Sul MS
Mato Grosso MT
Maranhão MA
Minas Gerais MG
Paraíba PB
Pará PA
Paraná PR
Pernambuco PE
Piauí PI
Rio De Janeiro RJ
Rio Grande do Norte RN
Rio Grande do Sul RS
Rondônia RO
Roraima RR
São Paulo SP
Santa Catarina SC
Sergipe SE
Tocantins TO

Serviço

Árvore
Bolsa de valores Dólar Euros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites
Truques do amor
Vídeos
Nossa Historia

Noticias

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cidades
Cotidiano
Destaque
Dinossauros
Educação
Esportes
Especial
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Tecnologia
Turismo
Vida Animal
 

 

Voltar

 

   

 

 

 

Anunciar no Ache Tudo e Região é retorno garantido.

 

historia da Grécia

A Idade da Pedra

A Idade da Pedra é a mais antiga das fases culturais que a humanidade percorreu durante sua existência. Pode-se dividi-la em Período Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Especula-se que o homo-erectus surgiu durante o período Paleolítico Médio, e iniciou um processo de desenvolvimento econômico, social, espiritual e tecnológico durante os períodos Mesolítico e Neolítico.

 

A Idade da Pedra é a mais antiga das fases culturais que a humanidade percorreu durante sua existência. Pode-se dividi-la em Período Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Especula-se que o homo-erectus surgiu durante o período Paleolítico Médio, e iniciou um processo de desenvolvimento econômico, social, espiritual e tecnológico durante os períodos Mesolítico e Neolítico. Na área da Península Balcânica, o homem surgiu há mais de 100.000. a. C. Os primeiros traços da cultura grega porém vieram a aparecer na Grécia continental somente durante o Período Neolítico (entre 100.000 a. C. a 35.000 a. C.). Os grupos humanos eram formados nesta época por caçadores nômades, e, portanto não se pode ainda falar em "povoamento da Grécia", ou de qualquer outro lugar. Por isso, estes antigos povos oriundos da Europa Oriental não têm qualquer ligação cultural com o povo grego, surgido em períodos subseqüentes apesar de ocuparem o espaço que futuramente representaria a Grécia Continental.

 

O Período Clássico

As décadas posteriores às guerras greco pérsicas, vencidas pelos gregos,marcaram o apogeu político e cultural da cidade e, notadamente, de Atenas. Além do estabelecimento de um dos mais duradouros padrões de beleza artística, os atenienses nos deram a tragédia, a comédia, a filosofia de Sócrates, a historiografia de Heródoto e Tucídides e um sistema político original: a democracia (literalmente, "o poder do povo"), talvez a maior de todas as contribuições.

 

As décadas posteriores às guerras greco-pérsicas, vencidas pelos gregos, marcaram o apogeu político e cultural da cidade e, notadamente, de Atenas. Além do estabelecimento de um dos mais duradouros padrões de beleza artística, os atenienses nos deram a tragédia, a comédia, a filosofia de Sócrates, a historiografia de Heródoto e Tucídides e um sistema político original: a democracia (literalmente, "o poder do povo"), talvez a maior de todas as contribuições. Dois poderes políticos se destacaram neste período na região: as cidades agregadas por Atenas formaram a Liga de Delos, enquanto que os espartanos formaram a Liga do Peloponeso. As duas frentes entraram em choque, dando origem à Guerra do Peloponeso (431 a. C. a 404. a. C.). Com a disputa, finalmente vencida pelos espartanos, os atenienses perderam quase todo o poderio político e financeiro adquirido nos anos anteriores. O século IV a. C. começou com um curto período de hegemonia espartana, concomitante a um hesitante renascimento ateniense, a que se seguiu um período igualmente curto de hegemonia tebana. Atenas, porém, manteve sua importância cultural: esse foi o século de Platão, Aristóteles e Demóstenes.
Quando as cidades se deram conta, a partir de 350 a. C., da progressiva intromissão do rei Felipe II da região da Macedônia-Norte Grecia-, era tarde demais: em 338 a. C. o exército do rei Felipe II pôs fim à autonomia das outras cidades helênicas. Após a morte do rei, um ano depois, seu filho Alexandre III ("o grande") dominou o Egito, o Oriente Médio e o Império Persa em menos de quinze anos com o unido exército grego.

 

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfb-br.org

 

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região.
 
 

PUBLICIDADE

 
 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel