Pesquisar Meio Ambiente Endereços úteis s HOME
Cidades Emprego Ciência Bate Papo Noticias Fale Conosco

Serviços

O que é Meio Ambiente
Declaração do Ambiente
Aqüíferos
Água o liquido precioso
Anfíbios
Arvores
Animais Pré-histórico
Animais em extinção
Aves
Baleias  ancestrais
Cães
Celenterados ou Cnidários
Cobras
Crustáceos
Donativos voluntários
Equinodermos
Gatos
Grandes Felinos
Insetos
Macacos
Mamíferos em geral
Moluscos
Oceanos e Rios
Peixes água doce
Peixes água salgada
Poríferos
Protozoários
Répteis em geral
Tartarugas
Vídeos de Animais

Mais Serviços

Agricultura orgânica
Biomas do Brasil
Classificação Ecológica
Ecossistemas Brasileiros
Historia do Naturismo
Leis Ambientais
Lista de Rios do Brasil
Mata Ciliar
Novas Leis Ambientais
Reciclagem de Lixo
Órgãos Governamentais
Galápagos
Engenharia Ambiental
Plantas medicinais
O que é Hidroponia
Planeta das Águas
Serra da Capivara
Sítios Arqueológicos
Os Índios
Erosão Eólica
Soja Trangênica
Solo
Novas espécie encontradas
Uma Viagem a África
Tsunami

Noticias

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cotidiano
Destaque
Educação
Esportes
Especial
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Super gatas
Tecnologia
Turismo
Vida Animal
 

Gerais

Árvore
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Olimpíadas
Sites de Busca
Truques do amor
 
 
 

 

 

Águas Continentais

Bacias hidrográficas de MG

Maiores Rios

Veja poluição dos rios e mares
Lista dos Rios do Brasil    

É natural que os animais (fauna) de um mar interior, de um grande lago africano, de um pantanal e das correntes do Himalaia sejam diferentes. Em um ambiente aquático particular existe apenas um conjunto de representantes da vida animal. Para evitar a classificação separada de cada ambiente aquático continental possível, de acordo com a fauna que nele existe, todos esses ambientes estão agrupados sob o nome de águas continentais, isto á, águas que ficam no interior dos continentes e terras emersas em geral.

As águas continentais apresentam características muito variadas: em superfície e em profundidades, de um pântano a um mar interior, de um pequeno ribeirão a um grande rio; no conteúdo de minerais, nos movimentos, no conteúdo de oxigênio, na temperatura, na salinidade; e também na vegetação e populações animais que as rodeiam. Cada variação local desempenha um papel na determinação da fauna que pode existir em um determinado lugar. Nos grandes lagos, as águas profundas que possuem pouca luz ou oxigênio apresentam uma população animal menor que a das águas superficiais ou próximas das margens. A fauna de água doce, principalmente a de pântanos ou alagados, é muito diferenciada. Invertebrados de quase todos os tipos (protozoários, rotíferos, moluscos, vermes, crustáceos, insetos) alimentam-se uns dos outros, em uma massa agitada que não tem equivalente em nenhum outro lugar. Essa população de invertebrados serve de alimento para anfíbios e pequenos peixes que, por sua vez, servem de alimento para peixes maiores, répteis (tartarugas) , aves (pernaltas e mergulhadoras) e mamíferos (lontras).

Os peixes maiores, como o esturjão e o Lúcio, são encontrados em águas correntes e nos grandes lagos. As águas quentes abrigam os grandes répteis (jacarés, crocodilos) e mamíferos aquáticos como o dugongo, o peixe-boi, o golfinho de água doce e o ornitorrinco. A vida dos rios e lagos também inclui animais que passam apenas parte de sua vida na água; estes vão desde larvas de insetos até grandes mamíferos como hipopótamo e o búfalo aquático.

Em toda sua história, o homem e suas obras têm afetado a fauna das águas continentais. As represas bloquearam os rios, impedindo que os peixes subam as correntes (piracema). As terras alagadas foram drenadas. Os grandes répteis foram caçados até quase a extinção, apenas por suas peles. E pior do que tudo isso é a crescente poluição das águas por detritos e resíduos industriais de toda a espécie, que se encarrega de despovoar rios e lagos.

Pesquisas feitas nos principais rios do País

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este site em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada dia.

 

 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 01 março, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768