Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  ECOSSISTEMAS  
Floresta Amazonica
   
 


Biomas Tropico Tropical Costeiro
Fauna Silvestre Extinção

Ecossistema (grego oykos, casa + σύστημα) designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.

Funcionamento
A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese.
 

Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:Consumidores primários:
São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras.


Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.

Consumidores secundários:
São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.

Consumidores terciários:
São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.

Decompositores ou biorredutores:
São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.


Pirâmide ecológica
O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de 1/10 a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas um décimo da matéria e da energia que absorveu.


Ecossistemas terrestres
Amazônia - América Latina
Mata Atlântica - Litoral brasileiro
Pantanal - Centro-Oeste brasileiro e outros países
Cerrado
Caatinga - Sertão Nordestino
Campos
Campos do Sul do Brasil
Mata de Araucárias do Brasil

Ecossistemas aquáticos
Costeiros
Restingas
Manguezais

Como se relacionam os fatores bióticos e abióticos?
Fatores abióticos afetam a estrutura e as características da comunidade,
mas a comunidade pode também alterar os componentes abióticos do ecossistema.

Fatores bióticos afetam as diferentes populações da comunidade e as trocas
de energia e matéria destas com o ambiente. Assim, fatores abióticos e seres vivos estão em permanente ligação sistêmica.


Algumas áreas vulneráveis do mundo
Floresta Atlântica (lato sensu);
Floresta Amazônica
(lato sensu);
Florestas das Ilhas do Pacífico Sul;
Florestas Úmidas de Nga-Manpuri-Chin (em Bangladesh, Índia e Myamar);
Florestas Úmidas das ilhas Salomão-Vanuatu-Bismarck;
Florestas das Terras Altas de Camarões, Guinea Equatorial e Nigéria;
Mangues do Golfo da Guiné;
Mangues de Madagascar;
Florestas Úmidas de Palawan (Filipinas);
Florestas de Terra Firme do México e Guatemala;
Mangues da África Oriental.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 janeiro, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel