Pesquisar

Meio Ambiente

Endereços úteis

Anuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Classificados Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

Serviço

O que é Astronomia
Plutão
Mercúrio
Vênus
Terra
Lua
Marte
Ceres
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Caronte
Xena
Cometas
Galáxia
O Sol
Asteróide

Gerais

Sistema Solar
Formação do Sistema Solar
Novo Sistema encontrado
Galeria de Fotos
Isaac Newton
Galileu Galilei
Nicolau_Copérnico
Edmund Halley
Teorias de Isaac Newton
Cinturão_Kuiper
Meio Interestelar
Teoria Sobre Estrelas
Eclipses do Sol e da Lua
Hambúrguer de Estrela
Nascimento Super Nova
Colisão de Galáxias
Extraterrestre

Novidades da Ciência

Noticias de ciências
Diâmetros e massa
As 50 estrelas mais brilhantes
Buraco Negro
Leônidas
Quaosar
Quasar
Radiação Solar
Astronomia na Antiguidade
Chuvas de Meteoros
Curiosidades da Terra
Ozônio
Radiação
Forças gravitacionais
Sites de Astronomia
Fotos recentes
 
proxima

 Formação Do Sistema Solar

 

Dia 24 de maio de 1543 morreu Nicolau Copérnico, autor do livro ( Das revoluções do mundo celeste ), em que afirmava sua nova teoria, em que afirmava o contrário do que se defendia na época, dizia ser o Sol, e não o pequeno planeta Terra o centro do sistema solar, a Terra seria apenas um dos planetas.

Tais idéias eram contrárias a teoria da igreja, as declarações desse grande astrônomo não incomodaram muito a Igreja a princípio, mas, alguns anos depois, outro grande astrônomo, chamado Galileo-Galilei, descobriu através de seu telescópio rudimentar, que a lua possuiu uma topografia irregular, cheia de vales, montanhas e crateras, alem de regiões mais planas denominadas mares.

 

 

Sua principal descoberta foi feita ao apontar o telescópio ao gigante Júpiter, la ele avistou 4 pequenos pontos, que giravam ao redor do planeta, tais luas passaram a ser chamadas até os dias de hoje satélites galileanos ( Io, Europa, Calisto e Ganimedes ) tal sistema visto em Júpiter, ocorria segundo ele em maior escala no sistema solar.

Suas idéias foram repudiadas pela igreja, que atrasou os estudos astronômicos, acusando-o de heresia, somente depois de muitos anos, seu trabalho foi aceito!

O sistema solar é formada por 9 planetas e por milhares de asteróides, alem de um cinturam de objetos kuiper alem da órbita de Plutão, por ordem de distância do sol estão Mércurio, Vênus, Terra, Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão ( por vezes é Netuno o mais afastado devido a órbita de Plutão, que atravessa a de Netuno ).

Os planetas menores, de formação rochosa e mais próximos do Sol e um dos outros são chamados e planetas internos ( Mércurio, Vênus, Terra e Marte ), já os planetas mais afastados, de formação gasosa e gigantes em relação aos internos, são denominados planetas externos ( Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, além de Plutão ).

O sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira, essas nuvens giram ao redor de um unico ponto, de maior gravidade onde se localizará no futuro a estrela ( Sol ), por efeito dessa rotação , a nuvem vai ganhando a forma de um globo, que concentra em seu nucleo a maior parte da massa e poeira, esse disco torna-se cada vez maior, mais quente, se condensando cada vez mais. O calor que isso resulta da inicio a transformação do hidrogênio em hélio, através desse processo, em que é liberado energia, desencadeia-se uma série de reações termonucleares que ativam o núcleo da nuvem, surge assim uma estrela.

Enquanto tudo isso ocorre no núcleo, na parte mais externa as nuvens também se adensaram até formar massas bem menores do que a estrela, essas massas se transformaram nos planetas, todas elas presas pela força maior do Sol, girando ao seu redor.

Esse processo que deu origem ao sistema solar, há 5 bilhões de anos, continua, estrelas semelhantes ao Sol nascem em muitos locais da galáxia, principalmente na nebulosa de órion, a cerca de mil anos luz da Terra. Essas estrelas e seus planetas são irmãos do sistema solar. pois o Sol emergiu do cinturão de Guold, do braço da espiral de Órion

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

 

 
 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança)