Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  MERCURIO  
NOTICIAS
   
 


Primeiro planeta do sistema solar, Mercúrio é um globo sem atmosfera, sua superfície é crivada de radiação ultravioleta, possuindo temperaturas extremas que alcançam 350 graus centígrados! Até 1974, todas as informações que se tinha de Mercúrio era obtida quando o planeta ficava entre a Terra e o Sol, eram obtidas pelos telescópios aqui da Terra, criando muitas dificuldades pois a proximidade do planeta com o Sol e a distância da Terra não davam grande informações sobre o planeta. As temperaturas em Mercúrio são extremas devido a sua proximidade com o Sol e a lentíssima rotação do planeta ( 59 dias ), com isso a face virada ao Sol chega a uma temperatura de 350 C e o lado sem Sol baixíssima de -170 C.

Mercúrio é um planeta sem atmosfera e repleto de crateras, crateras de milhões de anos pois a falta de vento e de água deixaram as marcas intactas. Tem uma aparência parecida com a da Lua também pelos penhascos, rachaduras e planícies. Sua superfície é constituída de uma camada delgada de silicatos rochosos com uma grande quantidade de ferro e níquel. A total falta de atmosfera faz com que fique impossível a existência de formas de vida semelhantes da Terra, mas alguns estudiosos dizem que certas regiões do planeta encontram-se em desníveis enormes que sempre estão na sombra, essas áreas poderiam concentrar vapor de água ou gás carbônico no estado de gelo, o que não eliminaria a hipótese de algum tipo de forma de vida.



Principais características
Distância máxima do Sol ( milhões de Km ) 69.7
Distância miníma do Sol ( milhões de Km ) 45.9
Distância média do Sol ( milhões de Km ) 57.9
Diâmetro equatorial ( Km ) 4.880
Diâmetro polar ( Km ) 4.880
Velocidade orbital ( Km/s ) 47.9
Volume 6
Massa 5.5
Densidade ( em relação à água ) 5.4
Gravidade 37
Temperatura ( centigrados ) - 170 / + 350
Atmosfera ausente
Satélites não possui
Translação 88 dias
Rotação 59 dias

;


Ao lado imagem da superfície do planeta

A observação deste planeta através de telescópios aqui da Terra é muito difícil, principalmente pela sua proximidade do Sol, que faz com que ele só possa ser visto dias ao amanhecer ou ao anoitecer, e também devido a sua grande distância associada ao seu pequeno tamanho, maior somente que Plutão. Um fenômeno que ocorreu no mês de Novembro de 1999 é muito interessante, trata-se da passagem do planeta a frente Sol, isso foi observado e a NASA fez uma animação do fenômeno que coloco abaixo. Podemos pela animação ver claramente o planeta a frente do Sol, o mais espetacular dessas imagens é a comparação do tamanho do planeta com a gigantesca estrela ao fundo.

 




Acima um filme mostrando o transito de Mercúrio a frente do Sol, reparem a comparação de tamanho dos astros

 

Fonte: www.geocities.com



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel