Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  SATURNO  
NOTICIAS
   
 



Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.


Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.

A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1.800 km/h, significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno. Saturno tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.

Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos. A olho nu não parecia ser luminoso. O primeiro ao observar seus anéis foi Galileu em 1610, porém devido à baixa inclinação de seus anéis e à baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observação pode em 1659 visualizar com clareza os anéis.

James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anéis não poderiam ser um único objeto sólido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho.
O movimento de rotação em volta do seu eixo demora cerca de 10,5 horas, e cada revolução ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.

Tem um número elevado de satélites, 61 descobertos até então, e está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa.

Saturno é um esferóide oblato (achatado nos pólos) - seus diâmetros polares e equatoriais variam por quase 10% (120 536 km contra 108 728 km). Este é o resultado de sua rápida rotação. Na linha do equador é notável uma pequena saliência, devido à velocidade de rotação. Os outros planetas gasosos também são oblatos, mas em um menor grau. Saturno é o único do sistema solar que é menos denso que a água, com uma densidade média de 0,69 g/cm³.

Principais características
Distância máxima do Sol ( milhões de Km )
1.507
Distância mínima do Sol  ( milhões de Km )
1.347
Distância média do Sol    ( milhões de Km )
1.427
Diâmetro equatorial ( Km )
120.000
Diâmetro polar ( Km )
107.520
Velocidade orbital ( Km/s )
9,6
Volume
75.200
Massa
9.250
Densidade ( em relação à água )
0,7
Gravidade
115
Temperatura ( centígrados )
-180 ( nuvens )
Atmosfera
hidrogênio, hélio
Satélites
20
Translação
29 anos
Rotação
10 horas

O planeta Saturno é sem dúvida alguma a Maravilha do Sistema Solar, e sua  observação oferece boas condições, mesmo estando o dobro da distância de Júpiter.
Com um telescópio de 60mm já é possível observar o planeta, inclusive seus anéis,  mas é com um Refletor de 200mm ou maior que começamos a observar o planeta no  seus detalhes, a divisão de Cassini e seus satélites já são visíveis
Saturno apresenta um achatamento de 1/10, possui temperaturas baixíssimas, de -150 C, seus anéis são formados de camadas de corpos de gelo, poeira de detritos, são verdadeiros satélites, seu sistema de anéis é constituído por mais de 100 concêntricos

 

Com aproximadamente 120 mil quilômetros de diâmetro, Saturno é o segundo maior  planeta do Sistema Solar (menor apenas que Júpiter). Encontra-se a uma distância média  do Sol de 1,5 bilhões de quilômetros, sendo assim o sexto por ordem de distância ao Sol.

É muito famoso pela presença marcante de anéis, mas devemos deixar claro que  não  é o único planeta a possuí-los . Todos os outros planetas gasosos (Júpiter , Urano  e Netuno) também possuem anéis, só que são mais tênues. Os anéis de Saturno são  formados por rocha e gelo.

Acima imagem dos anéis de Saturno, coloridos por computador para facilitar a identificação dos seus anéis concêntricos


Saturno possui cerca de 95 vezes a massa da Terra , e é formado basicamente por hidrogênio e hélio.
Assim como Júpiter , possui "faixas" (cinturões) de coloração diferenciada ao longo de sua atmosfera.
Neste planeta a temperatura média é de 120  graus Celsius negativos e ele é o que possui maior número de satélites, com 20 já  confirmados .

A imagem acima a esquerda, mostra a formação das auroras boreais nos pólos do planeta

Origem do nome

Devido à sua posição orbital mais distante que Júpiter os antigos romanos o outorgaram o nome do pai do deus Júpiter ao planeta Saturno. Na mitologia romana, Saturno era equivalente de Cronos, antigo titã da mitologia grega. Cronos era filho de Urano e Gaia e governava o mundo dos deuses e dos homens devorando seus filhos ao nascerem por que uma profecia dizia que seus filhos o destronariam.

Zeus, conseguiu se esquivar deste destino e derrotou seu pai convertendo-se no deus supremo.
Os gregos e romanos, herdaram dos sumérios seus conhecimentos do céu, haviam estabelecido em sete o número de astros que se moviam no firmamento: o Sol, a Lua, e os planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, as estrelas errantes que orbitavam em torno da Terra, centro do Universo. Dos cinco planetas, Saturno era o de movimento mais lento, levando cerca de trinta anos (29,457 anos) para completar sua órbita, quase o triplo de Júpiter (11,862 anos).

Em relação a Mercúrio, Vênus e Marte a diferença é muito maior. Saturno se destacava por sua lentidão. Se Júpiter era Zeus, Saturno teria que ser Cronos, seu pai ancião, que passo a passo perambulava entre as estrelas.

Saturno também já foi denominado pelos astrônomos gregos de "Khronos". Era a divindade celeste mais distante, e era considerada como sendo o sétimo dos sete objetos divinos visíveis a olho nu. Como possui a maior translação observável, cerca de 30 anos, os astrônomos gregos e romanos julgaram tratar-se do guardião dos tempos, ou "Pai do Tempo".

 

Referências:

Cassini Images Bizarre Hexagon on Saturn (Cassini fotografa um bizarro hexágono em Saturno). NASA.
Geometric whirlpools revealed. Nature.
Taking on a New Shape. Phys.
PIA09187: Spinning Saturn. NASA.
Saturn > Observing Saturn. Página visitada em 06-07-2007.
A. Sachs. (May 2, 1974). "Babylonian Observational Astronomy". Philosophical Transactions of the Royal Society of London 276 (1257): 43–50 [45 & 48–9]. Royal Society of London.
a b c Starry Night Times. Página visitada em 05-07-2007.
James Evans. The History and Practice of Ancient Astronomy. [S.l.]: Oxford University Press, 1998. 296–7 p.
Thompson, Richard. (1997). "". Journal of Scientific Exploration 11 (2): 193–200 [193–6].
China: De Groot, Jan Jakob Maria. . [S.l.]: G. P. Putnam's Sons, 1912. p. 300. vol. 10.. Página visitada em 08-01-2010.
Japão: Crump, Thomas. . [S.l.]: Routledge, 1992. 39–40 p. ISBN 0415056098
Coreia: Hulbert, Homer Bezaleel. . [S.l.]: Doubleday, Page & company, 1909. p. 426.. Página visitada em 08-01-2010.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel