Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
 

Serviço

 
Academias
Advocacia

Agencia de Turismo

Alimentos Gerais 

Agropecuária

Associações Cooperativas

Auto Escolas

Automotores em geral

Bancos

Boates Clubes

Cabeleireiros

Caça e Pesca

Cartórios

Classificados

Cinemas

Clínicas Veterinária

Comunicação Visual
Confecções e Lojas

Cópias Xerográficas

Corrretores

Despachantes

Diversão e Lazer

Educação e Cultura

Eletro Eletrônico

Embalagens Serviços

Emprego

Empresa de Limpeza

Escritórios

Esporte e Lazer

Eventos

Farmácias e Drogarias

Ferro Ferragens

Ferramentas Artigos

Plantas

Pescarias

Floriculturas

Fotografias

Gráficas

Hotéis e Pousadas

Imobiliárias

Indústria Fábricas

Informática

Investimentos

Jornais

Livrarias

Lojas e Decoração

Materiais de Construção

Óticas e Artigos

Profissionais

Religião

Saúde e Estética

Serralherias

Tarot e Búzios

Telas e Quadros

Transportes geral

Utilidade Publica

Veículos/Comunicação
Vidraçarias
Web
Xerox
 
 

Serviço

 
Árvore
Bolsa de valores
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio Ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Site uteis
Truques do amor
Vídeos
Jogos
Noticias Gerais
Nossa Historia
 
 
 
Cidades de Minas Gerais BELO HORIZONTE Noticias



A cidade de Belo Horizonte pertence ao estado de Minas Gerais, Brasil. America do Sul.


:


Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país.

A cidade é uma mistura de tradição e modernidade e destaca-se pela beleza de seus conjuntos arquitetônicos e uma rica produção artística e cultural.

Belo Horizonte e atinge municípios, como por exemplo, Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sabará, entre outras.

Os limites do município são com o município de Vespasiano a norte, Santa Luzia a nordeste, Sabará a leste, Nova Lima a sudeste, Brumadinho a sul e Ribeirão das Neves, Contagem e Ibirité a oeste.

Também integram a região metropolitana os municípios de Baldim, Betim, Caeté, Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Taquaraçu de Minas.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte é constituída por 34 municípios, sendo a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com 4.939.053 habitantes.


Relevo


Região de contato entre séries geológicas diferentes do proterozoico, compostas de rochas cristalinas, o que dá ao território paisagens diferenciadas. Insere-se na grande unidade geológica conhecida como cráton do São Francisco, referente ao extenso núcleo crustal do centro-leste do Brasil, estável tectonicamente no final do paleoproterozoico e margeando áreas que sofreram regeneração no neoproterozoico.


Zoneamento altimétrico de Belo Horizonte.Predominam as rochas arqueanas integrantes do Complexo Belo Horizonte e sequências supracrustais do período paleoproterozoico. O domínio do Complexo Belo Horizonte integra a unidade geomorfológica denominada Depressão de Belo Horizonte, que representa cerca de 70% do território da capital mineira e tem sua área de maior expressão ao norte da calha do Ribeirão Arrudas. O domínio das sequências metassedimentares tem sua área de ocorrência a sul da calha do Ribeirão Arrudas, constituindo cerca de 30% do território de Belo Horizonte. As características deste domínio são as diversidades litológicas e o relevo acidentado que encontra expressão máxima na Serra do Curral, limite sul do município.

Engloba uma sucessão de camadas de rochas de composição variada, representada por itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos diversos, de direção geral nordeste-sudeste e mergulho para o sudeste.

As serras de Belo Horizonte são ramificações da Cordilheira do Espinhaço e pertencem ao grupo da Serra do Itacolomi. Contornando o município estão as Serras de Jatobá, José Vieira, Mutuca, Taquaril e Curral. O ponto culminante do município encontra-se na Serra do Curral, atingindo 1.538 metros.


Hidrografia

Macrodrenagem de Belo Horizonte e Bacias Elementares.Localizada na Bacia do São Francisco, Belo Horizonte não é banhada por nenhum grande rio, mas por seu solo passam ribeirões e vários córregos, em sua maioria canalizados. A capital é atendida por duas sub-bacias, do Ribeirão Arrudas e do Ribeirão da Onça, afluentes do Rio das Velhas. As duas sub-bacias estão situadas na região do Alto Velhas e abrangem os municípios de Belo Horizonte e Contagem, que somam uma área de 525,58 km² e localizadas na margem esquerda do Rio das Velhas. Trata-se da região mais urbanizada da bacia, com uma população estimada em 2.776.543 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE de 2000.

O Ribeirão Arrudas, atravessa a cidade de oeste para leste. Mais ao norte, integrando a bacia do Onça corre o Ribeirão Pampulha, represado para formar o reservatório de igual nome, um dos recantos de turismo e lazer da cidade. O Ribeirão Arrudas deságua no município de Sabará e o Ribeirão da Onça no município de Santa Luzia, ambos no Rio das Velhas.

Os ribeirões Arrudas e da Onça são responsáveis pela drenagem da maior parte dos esgotos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofrem ainda com a diminuição das áreas de drenagem e ocupação desordenada de encostas e fundos de vale, problemas causados pela intensa ocupação das áreas dessas sub-bacias. Logo que esses cursos d’água despejam suas águas no Rio das Velhas, é observada uma acentuada degradação da qualidade do rio.


O Ribeirão Arrudas e a Serra do Curral, ao fundo.O processo de urbanização do município procurou esconder os cursos d'água. A canalização foi uma prática usual e seguia um certo ritual. Inicialmente, os córregos serviam de drenagem dos esgotos e resíduos industriais, o que provocava sua morte biológica. Consequentemente, ele passava a ser foco de vetores e era canalizado. A orientação atual da administração municipal é pela não canalização desses cursos d'água.

Nestes ribeirões, não são encontrados peixes na maior parte de sua extensão. Contanto, em alguns afluentes em melhores condições, como por exemplo nas drenagens do Parque das Mangabeiras, ainda podem ser encontrados lambaris e pequenos cascudos. Na represa da Pampulha, pertencente à sub-bacia do ribeirão da Onça, existem cerca de 20 espécies, algumas delas exóticas, como a tilápia, de origem africana.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Arrudas (ETE Arrudas) foi a primeira de Belo Horizonte, iniciando suas atividades em outubro de 2001 e está localizada no município de Sabará. A Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão da Onça (ETE Onça), localizada no bairro Ribeiro de Abreu (região norte do município) foi inaugurada em 2006 e tem capacidade para tratar 1,8 mil litros de esgoto por segundo, o que corresponde a 155 milhões de litros diariamente. Com as duas ETEs em funcionamento, Belo Horizonte e Contagem têm capacidade para tratar 100% de seus efluentes.


Flora

Quaresmeira, árvore-símbolo da cidade.Apesar de sua área estar quase que completamente urbanizada, a cidade possui vários parques urbanos e áreas verdes que abrigam mananciais e várias espécies de vegetais e animais. Também são uma alternativa para a prática de atividades recreativas e culturais.

 

A cidade está situada em uma linha de transição entre a mata atlântica e o cerrado. Assim, observa-se em suas áreas verdes espécies dos dois biomas, como açoita-cavalo, angico, aroeira, barbatimão, braúna, cabiúna, cambota, candeia, cássia, cedro, cipó-de-são-joão, copaíba, coqueiro macaúba, embaúba, erva-de-bicho, fedegosa, gabiroba, ingá, jacarandá, jatobá, vinhático, mangueira, paineira, pau-brasil, pau-santo, pimenta-de-macaco, pau-ferro, quaresmeira, salsaparrilha, sangue-de-drago, sucupira, sucupira-do-cerrado e outras.

De julho a agosto, as ruas de Belo Horizonte ficam ornamentadas pelos ipês-amarelos, rosas e roxos. Outras árvores encontradas facilmente pelas ruas da cidade são os jacarandás-paulistas, com suas delicadas flores lilás, as espatódeas, as bauinias e as paineiras.
 

Sai-bico-fino

Quaresmeira


Fauna em perigo

Saí-bico-fino (Dacnis cayana).Estima-se que habitam na cidade cerca de 100 espécies de aves. As espécies mais comuns são sabiá-laranjeira, fi-fi-verdadeiro, tico-tico, saí-bico-fino, bem-te-vi e o beija-flor.

Habitam os parques gaviões, sanhaços, corujas, gambás, micos-estrela (escolhido como mamífero-símbolo de Belo Horizonte), teiús, esquilos, marias-pretas, tatus, calangos, bicos-de-lacre, almas-de-gato, pássaros-pretos, jacus, inhambus, sapos, rãs, pererecas, caxinguelês e coelhos.

Espécies inéditas de rãs e um girino foram descobertas no Parque das Mangabeiras, na década de 80. O girino é uma espécie de leptodactilídeo (Crossodactylus trachystomus). As outras espécies também leptodactilídeas são do gênero Hylodes e do gênero Eleutherodactylus.

 

Todo o ecossistema de Minas Gerais corre perigo de extinção, a metade dos municipios já em estado grave de desertificação. A causa é o desmatamento.

 

 

  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


População estimada 2016 (1) 2.513.451
População 2010 2.375.151 IBGE
Área da unidade territorial 2015 (km²) 331,401
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 7.167,00
Código do Município 3106200
Gentílico belo-horizontino
 
Clique em historia ou utilidade pública, saiba tudo sobre a origem e informações gerais de sua cidade.




Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 26 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel