Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
a

Serviço

 

Academias

Advocacia

Agencia Viagens Turismo

Alimentos Gerais

Agropecuária

Associações Cooperativas

Auto Escolas

Automotores em geral

Boates Clubes

Cabeleireiros

Caça e Pesca

Cartórios

Classificados

Cinemas

Clínicas Veterinária

Comunicação Visual

Cópias Xerográficas

Despachantes

Educação e Cultura

Eletro Eletrônico

Embalagens Serviços

Emprego

Empresa de Limpeza

Escritórios

Esporte e Lazer

Eventos

Farmácias e Drogarias

Ferro Ferragens

Ferramentas Artigos

Plantas

Pescarias

Floriculturas

Fotografias

Gráficas

Hotéis e Pousadas

Imobiliárias

Indústria Fábricas

Informática

Jornais

Livrarias

Lojas e Decoração

Materiais de Construção

Óticas e Artigos

Profissionais

Religião

Saúde e Estética

Serralherias

Tarot e Búzios

Telas e Quadros

Transportes Geral

Utilidade Pública

Veículos Comunicação
Veículos/Comunicação
Vidraçarias
Web
Xerox
 

Serviço

 
Árvore
Bolsa de valores Dólar Euros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites
Truques do amor
Vídeos
Jogos
Noticias Gerais
Nossa Historia
  BRASÍLIA  
CIDADES DE GOIÁS DISTRITOS DE BRASILIA
   


A cidade de Brasília pertence ao Distrito Federal, Brasil. America do Sul.


Foto: brasilia2012.com

 

Brasília se localiza a 15°50’16" sul, 47°42’48" oeste a uma altura de 1.000 a 1.200 metros acima do nível do mar no chamado Planalto Central, cujo relevo é na maior parte plano, apresentando algumas leves ondulações.

No Brasil, o conceito de "cidade" é comumente confundido com o de "município", porém o Distrito Federal é uma clássica exceção a esta concepção: há diversos núcleos urbanos, sendo o principal deles a região administrativa de Brasília, que por sua vez também se confunde com a idéia do Plano Piloto. Quanto aos outros núcleos, há muita discussão sobre se estes seriam cidades distintas, ou se seriam na verdade bairros distantes da capital do país.



A Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, com o Congresso Nacional ao fundo.Segundo o geógrafo Aldo Paviani, Brasília é constituída por toda a área urbana do Distrito Federal, e não apenas a parte tombada pela UNESCO ou a região administrativa central, pois a cidade é poli nucleada, constituída por várias regiões administrativas, de modo que as regiões periféricas, estão articuladas às centrais, especialmente na questão do emprego, e não podem ser entendidas como cidades autônomas.
 

No entanto, quanto a este argumento, por todo o Brasil há regiões metropolitanas, onde cidades periféricas acabam articuladas em relação às cidades principais, sem que deixem por isso de ser consideradas cidades. Além disso, outros núcleos urbanos do Distrito Federal, hoje chamados regiões administrativas, sempre foram conhecidos por cidades-satélites. Alguns atualmente, entendem como Brasília apenas a região administrativa de Brasília (formada pelo Plano Piloto e mais algumas áreas anexas), e não todo o Distrito Federal. Convém lembrar também que alguns destes núcleos, como Planaltina e Brazlândia, por exemplo, são mais antigos do que a própria Brasília. Planaltina, inclusive, já chegou a ser município de Goiás, antes de ser incorporado ao Distrito Federal. Por outro lado, a lei de organização do Distrito Federal é uma Lei Orgânica, típica de municípios, e não uma Constituição, como ocorre nos estados da federação brasileira. Ademais, as regiões administrativas do DF não dispõe de autonomia político-administrativa, sendo seus administradores indicados pelo único eleito governador. Também, vale esclarecer que órgãos oficiais de pesquisa, como o IBGE, o Dieese e o IPEA, não distinguem Brasília do Distrito Federal para efeitos de contagem e estatística pois seus dados são sempre elaborados levando-se em conta o município. Como o DF não possui municípios, é considerado um único ente.



Brasília não possui prefeito ou vereadores, pois a Constituição Federal de 1988, artigo 32, proíbe expressamente que o Distrito Federal seja dividido em municípios, sendo considerado uno. O DF tem status diferente dos municípios e dos estados, possuindo características legais e estruturais híbridas, além de ser custeado em parte pelo Governo Federal.





Pedimos sua atenção:

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfb-br.org




Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
População estimada 2013 2.789.761
População 2010 2.570.160 IBGE
Área da unidade territorial (km²) 5.779,999
Densidade demográfica (hab/km²) 444,66
Código do Município 5300108
Gentílico brasiliense
 
Clique em história ou utilidade pública, saiba tudo sobre a origem e informações gerais de sua cidade.

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região


PUBLICIDADE

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel