Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
a

Serviço

 

Academias

Advocacia

Agencias de Turismo

Alimentos Gerais 

Agropecuária

Associações e Cooperativas

Auto Escolas

Automotores em geral

Auto Postos e Serviços

Boates Clubes

Cabeleireiros

Caça e Pesca

Cartórios

Classificados

Cinemas

Clínicas Veterinária

Comunicação  Visual

Confecções e Lojas

Cópias Xerográficas

Corretores

Despachantes

Educação e Cultura

Eletro Eletrônica

Embalagens Serviços

Emprego

Empresa de Limpeza

Escritório

Esporte e Lazer

Eventos

Farmácias e Drogarias

Ferro Ferragens

Ferramentas Artigos

Plantas

Pescarias

Floriculturas

Fotografias

Gráficas

Hotéis e Pousadas

Imobiliárias

Industria e Fábricas

Informática

Investimentos

Jornais

Livrarias

Lojas e Decoração

Materiais de Construção

Moveis

Ópticas e Artigos

Profissionais

Religião

Saúde e Estética

Serralherias

Tarot e Búzios

Telas e Quadros

Transportes Gerais

Utilidade Publica

Veículos/Comunicação

Vidraçaria

Web

Xerox

 

Serviço

 
Árvore
Bolsa de valores Dólar Euros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites
Truques do amor
Vídeos
Jogos
Noticias Gerais
Nossa Historia
  FORTALEZA  
CIDADES DO CEARÁ  
   


A cidade de Fortaleza pertence ao estado do Ceará, Brasil. America do Sul.




Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Pertence a  mesorregião Metropolitana de Fortaleza  e microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se as margens do riacho Pajé, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília.

Geografia de Fortaleza

Sede do Programa Parque Vivo no Parque Adahil Barreto.O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes aos que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é ameno com temperatura anual média de 26°C. A vegetação predominante é de mangue e restinga tendo o Parque Ecológico do Cocó como a maior área verde da cidade. Seu relevo tem altitude média de quinze metros e o maior rio é o Cocó. A instituição que tem a competência de promover e executar a política municipal de meio ambiente é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM.


Vegetação

Fortaleza e arredoresOs contrastes mostram as construções em roxo ou róseo claro, as vias em tons de azul escuro, quase preto, e as áreas verdes. Os tons de róseo/vermelho são áreas de clima seco (caatinga) - Articulação compatível com a escala 1:50.000 (IBGE).

A vegetação de Fortaleza é tipicamente litorânea com áreas de mangue e restinga. As áreas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Nos leitos destes rios a mata predominante é a de mangue. Estas matas estão protegidas por lei e constituem-se na maior área verde da cidade. Infelizmente essas leis não são cumpridas como deveriam e constantemente é possível ver novas construções perto do Rio Cocó.



O Rio Cocó e seu leito formam a maior área de mangue de Fortaleza formando o "Parque do Cocó". São 1.155,2 hectares de área verde. Na imagem de satélite ao lado é a mancha verde na área ao centro-leste de Fortaleza.

Ao norte é possível ver a Foz do rio Cocó e ao sul a área de Mangue do rio Pacoti. Nas demais áreas verdes da cidade já não existem mais a vegetação típica desta região, constituindo-se de matas verdes de vegetação variada com árvores frutíferas em grande parte. No sul da cidade existe ainda uma grande área verde acompanhando o traçado do rio Cocó que não foi urbanizada.

Existe ainda uma reserva de mata atlântica na parte sudeste da cidade no bairro Lagoa Redoda. A área tem mais de 50 hectáres e foi protegida por lei em 2006 sendo aberta para visitação em 2008 apos intervenção financiada pela Ypióca.

Hidrografia

Rio Cocó. O Rio Cocó desaguá em um manguezal que cria uma das paisagens ecológicas mais belas de Fortaleza.

Rios
Ceará - desemboca na praia da Barra do Ceará. O rio marca a divisa com o município de Caucaia. Ainda na divisa com Caucaia existe uma APA - Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará com 2.744,89 hectares que foi criada em 1999. Sua característica principal é a vegetação de Mangue.

Maranguapinho - é o maior afluente do Rio Ceará. Nasce na Serra de Maranguape, com extensão de 34 km.
Pajeú - é historicamente o rio em que se assentou a cidade. Restam somente duas áreas verdes de margem do rio: a primeira por trás da antiga sede da Prefeitura, no centro, e a segunda próxima à administração da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza.

Maceió

Cocó - é o mais importante rio de Fortaleza. perto de sua foz foi criada em 1989 e ampliada em 1993 o Parque Ecológico do Cocó. Esta área é a mais importante da cidade.
Coaçu - é um afluente do rio Cocó e junto de sua foz forma também área de interesse ambiental. Faz a divisa de Fortaleza com o Eusébio numa área em que o leito do rio forma a maior lagoa de Fortaleza, a lagoa de Precabura.

Pacoti - Fazendo a divisa de Fortaleza com Aquiraz, as margens com seus manguezais formam hoje a APA do rio Pacoti com 2.914,93 hectares.
Lagos e lagoas
Bacias hidrográficas de Fortaleza

Vertente marítima
Rio Maranguapinho
Rio Cocó


Fortaleza tem muitas lagoas que na legislaão do Plano Diretor de 1992 foram algo de estudo e proposta de políticas ainda não implementadas em sua totalidade. Atualmente a SEMAM vem organizando proposta e ações de urbanização das lagoas da cidade. Abaixo segue uma lista das lagoas que vem sendo avaliadas em sua balneabilidade pela prefeitura:

Itaperaoba
Jacareí
Maraponga
Maria Vieira
Messejana
Mondubim
Opaia
Parangaba
Porangabussu
Sapiranga
Litoral

O litoral de Fortaleza tem uma extensão total de 34 km com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios riachos que desaguam no litoral são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió e o Rio Cocó.

Praia da Barra do Ceará - é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia. Localizada ao norte, tem areia fofa e clara e alguns arrecifes. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o primeiro lugar onde o açoriano Pero Coelho de Sousa fez uma primeira incursão em 1603 construindo o Fortim São Tiago.

Praia do Arpoador
praia do Pirambu
Praia de Jacarecamga
Praia de Iracema - com sua noite agitada onde há muitos bares e alguns importantes prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica além de galerias de arte e o Centro Cultural Dragão do Mar. Também é local da prática de surf e pesca.
Praia do Meireles - é onde se encontra a avenida "Beira Mar" que vai até o Mucuripe. É a principal concentração de hotéis da cidade. O Clube Náutico é um importante marco desta praia. Acontece em frente deste clube, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade.
Praia da Volta da Jurema - é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. No calçadão existe um pólo de lazer e prática de esportes.

Praia do MucuripePraia do Mucuripe - famosa pela composição de Raimundo Fagner que retrata a Jangada e o jangadeiro e por sua comunidade de pescadores. Todos os dias, à tarde e de manha cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos. Nela também existe a mais antiga estátua de Iracema da cidade com Martim, inaugurada em 1965.
Praia do Titãzinho - é famosa pela prática do surf que revelou talentos como "Tita" e "Fabinho" e boa também para a prática da pesca esportiva.
Praia do Futuro - tem uma longa extensão ocupada por muitas "barracas" que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranqueijada todas às quintas-feiras.
Praia do Caça e pesca
Praia de Sabiaguaba
Praia do Abreulândia
Parques e áreas protegidas
A cidade tem atualmente várias áreas protegidas. A prefeitura controla a maioria das unidades ambientais, mas existem áreas protegidas pelo governo do estado do Ceará e por particulares.

Relação dos parques públicos de propriedade da Prefeitura
Nome Bairro Área Lei
Polo de Lazer Sargento Hermínio Alagadiço e São Gerardo 39.259,53 m² Decreto nº 4630/76
Parque Pajeú Centro 15.335 m² Decreto nº 5565/80
Parque da Liberdade Centro 27.671,10 m² Decreto nº 84
Parque Adahil Barreto/Cocó São João do Tauape 137.103,19 m² Decreto nº 4852 e 5754/83
Parque Rio Branco São João do Tauape 75.825 m² Decreto nº 8960
Parque Parreão Fátima 31.582 m² Decreto nº 8890
Lagoa do Opaia Aeroporto 159.379 m² Decreto nº 3172
Horto Municipal Falconete Fialho Passaré 174.893 m² Decreto nº 3652
Parque Municipal das Dunas de Sabiaguaba Sabiaguaba 467,60 hectares Decreto nº 11.987
Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga Maraponga 31 hectares Decreto nº 21.349
Relação dos parques públicos de propriedade do Governo do Ceará
Nome Bairro Área Lei
APA do Estuário do Rio Ceará Barra do Ceará e Vila Velha 2.744,89 ha Decreto nº 25.413
Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio litoral de Fortaleza 33,20 km² Decreto nº 12.717
Parque Ecológico do Rio Cocó 1.155,2 ha Decreto nº 22.587
APA do Rio Pacoti 2.914,93 ha Decreto nº 11.987
Floresta do Curió 57,35 ha Decreto nº 28.333
Relação das reservas particulares aberta ao público
Nome Bairro Área mantenedor
Reserva Ecológica Particular Lagoa da Sapiranga 58,76 ha Fundação Maria Nilva Alves Soares



Pedimos sua atenção:

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfb-br.org







Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
População estimada 2013 2.551.806
População 2010 2.452.185 IBGE
Área da unidade territorial (km²) 314,930
Densidade demográfica (hab/km²) 7.786,44
Código do Município 2304400
Gentílico fortalezense
 
Clique em historia ou utilidade pública, saiba tudo sobre a origem e informações gerais de sua cidade.

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região


PUBLICIDADE

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 01 fevereiro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel