Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
 

Serviço

 
Academias
Advocacia

Agencia de Turismo

Alimentos Gerais 

Agropecuária

Associações Cooperativas

Auto Escolas

Automotores em geral

Bancos

Boates Clubes

Cabeleireiros

Caça e Pesca

Cartórios

Classificados

Cinemas

Clínicas Veterinária

Comunicação Visual
Confecções e Lojas

Cópias Xerográficas

Corrretores

Despachantes

Diversão e Lazer

Educação e Cultura

Eletro Eletrônico

Embalagens Serviços

Emprego

Empresa de Limpeza

Escritórios

Esporte e Lazer

Eventos

Farmácias e Drogarias

Ferro Ferragens

Ferramentas Artigos

Plantas

Pescarias

Floriculturas

Fotografias

Gráficas

Hotéis e Pousadas

Imobiliárias

Indústria Fábricas

Informática

Investimentos

Jornais

Livrarias

Lojas e Decoração

Materiais de Construção

Óticas e Artigos

Profissionais

Religião

Saúde e Estética

Serralherias

Tarot e Búzios

Telas e Quadros

Transportes geral

Utilidade Publica

Veículos/Comunicação
Vidraçarias
Web
Xerox
 
 

Serviço

 
Árvore
Bolsa de valores
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio Ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Site uteis
Truques do amor
Vídeos
Jogos
Noticias Gerais
Nossa Historia
 
 
 
Cidades de Alagoas MACEIÓ Noticias



A cidade de Mace pertence ao estado de Alagoas, Brasil. America do Sul.


:
Maceió é a capital do estado de Alagoas - Brasil. Localizada no Nordeste do país e um território de aproximadamente 511 km². Integra com outros dez municípios, a Região Metropolitana de Maceió. Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 25°C. O município situa-se entre o oceano Atlântico, que o presenteia com o conjunto de belas praias urbanas e a lagoa Mundaú, que tem grande importância econômica para os povoados de pescadores que vivem em sua margem. É sede da Universidade Federal de Alagoas.

Relevo
O relevo do município de Maceió apresenta um predomínio de terras baixas com altitudes inferiores a 100 metros, ocorrendo, no entanto na porção norte-noroeste áreas que alcançam mais de 160 metros. A Serra da Saudinha alcança 300 metros.

Estruturalmente são encontradas três unidades: a Planície ou Baixada Litorânea, os Tabuleiros Costeiros e o Maciço Cristalino da Saudinha.


A Planície Litorânea compreende a área de menor expressão espacial e de menor altitude, 0 a 10 metros. De origem recente (quaternária), nela predominam as formas de acumulação marinha, fluvial, flúvio-marinha, flúvio-lacustre e eólica, representadas por terraços, pontas arenosas, restingas, cordões litorâneos, ilhas flúvio-marinhas, recifes e lagunas.

 

Os Tabuleiros Costeiros são uma superfície de agradação composta basicamente por terrenos plio-pleistocênicos, também conhecidos como baixo planalto sedimentar costeiro. Apresenta relevo tipicamente plano com suaves ondulações e altitudes em geral inferiores a 100 metros.

Na faixa costeira, o trabalho de abrasão marinha (antes do presente), estabelecia contato direto do oceano sobre as encostas do tabuleiro deram origem às falésias fósseis, separadas atualmente do oceano por depósitos quaternários.

São cortados transversalmente por rios que correm em cursos paralelos, separados por interflúvios tabuliformes (dissecados e aplanados), formando vales e encostas fluviais, várzeas e lagunas. Destacam-se o Prataji e seus afluentes Messias ou Prata (integrante do Sistema Pratagy); Meirim e seu afluente, o Saúde; o Estiva e o Sauaçuí (divisa com Paripueira); além dos riachos: Carrapatinho, do Silva (que já abasteceu Maceió até a década de 50), Reginaldo, Jacarecica, Garça Torta, Doce. Nos baixos cursos dos rios a ação das marés dão origem a manguezais que ocorrem ao longo de todo litoral, principalmente na ilha do Lisboa e na foz dos rios Prataji, Meirim, Estiva e Sauaçuí.

No extremo norte-noroeste do município, cercado pelos Tabuleiros Costeiros, ocorre uma área de rochas cristalina (serra da Saudinha), formada por um esporão granítico, profundamente dissecados em encostas com níveis entre 160 e 300 metros, que corresponde a borda residual da porção meridional do Planalto da Borborema comandada pela referida serra, uma rede hidrográfica divergente drena suas águas diretamente para o Oceano Atlântico.

:

  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.





Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


População estimada 2016 (1) 1.021.709
População 2010 932.748 IBGE
Área da unidade territorial 2015 (km²) 509,552
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 1.854,10
Código do Município 2704302
Gentílico maceioense
 
Clique em historia ou utilidade pública, saiba tudo sobre a origem e informações gerais de sua cidade.



Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 fevereiro, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel