Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

 Retorno

Lista de Répteis

Lista de Tartarugas

Tartaruga Gigante

 
 
 

Tartaruga do Amazonas

( Podocnemis expansa)

 

  Povoando as praias durante a desova

 

  Conhecida na Venezuela como Tortuga arrau e na Colômbia como Chapanera, a tartaruga-do-amazonas habita as bacias dos rios Amazonas, Orenoco e Essequibo. É apreciada pelo valor nutritivo de sua carne e de seus ovos.
  A tartaruga-da-Amazônia na verdade é um cágado, isto é, um quelônio aquático que encolhe seu pescoço lateralmente para dentro da carapaça. Os cágados são quelônios de uma subordem chamada pleurodira, que seguiram um caminho evolutivo diferente do seguido pela maioria das outras tartarugas, que encolhem o pescoço em “S” e para dentro.
  O casco da Tartaruga-do-amazonas tem forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares.

  A tartaruga-do-amazonas possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca.

  É o maior quelônio da América do sul. Atinge facilmente 50 kg, mas algumas chegam a até 75 kg e um casco de 90 cm de comprimento.
Apesar de tartarugas-do-amazonas  serem muito prolíficas, botando por volta de cento e vinte ovos em covas cavadas à beira dos rios, e de milhares de tartarugas colocarem seus ovos juntas no período de postura, são poucas as que conseguem atingir a idade adulta, pois muitos animais se alimentam das jovens tartaruguinhas da Amazônia.
  Uma curiosidade sobre esta espécie de tartaruga-do-amazonas é que as linhas que formam bonitos desenhos em sua cara são como impressões digitais, e não se repetem de uma tartaruga para outra. Assim, podem ser usados para identificar diferentes indivíduos para a realização de estudos.
  Vive em grupo e pode viver mais de 100 anos. O animal se reproduz de outubro a março e tem um período de incubação de 250 dias. Quando vive na natureza, alimenta-se de vegetais e peixes e quando está em cativeiro também aceita carne moída e ração.

  Ela atinge a maturidade sexual entre o sétimo e oitavo anos de vida. Gregária em algumas épocas do ano, como por ocasião da desova, a tartaruga-do-amazonas vive de janeiro a junho nos igapós, onde se alimenta de frutos maduros. Em agosto, as tartarugas-do-amazonas iniciam a marcha para os rios em busca de praias para a desova. Em setembro e outubro milhares delas começam a subir para as praias chamadas "tabuleiros".

  A postura ocorre à noite, e cada indivíduo põe de 80 a 150 ovos que são enterrados na areia. Depois disso, as tartarugas voltam para o rio e desaparecem. Após 45 dias de incubação na areia quente, nascem os filhotes que se dirigem imediatamente para a água. Nessa caminhada até o rio, são atacados por grande variedade de aves. Mesmo depois de enterrarem na água são predados por peixes e jacarés.

FILO: Chordata

CLASSE: Reptilia

ORDEM: Chelonia

FAMÍLIA: Pelomedusidae

 

 

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 85 cm

Peso: até 50kg

Ovos assemelham-se a bolas de pingue-pongue e pesam 43g cada, em média.

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região