Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Peixes de Água Doce

Avançar

 
 
 

Peixe Folha

Monocirrhus polyacanthus

 

 


    Nada mais parecido como uma folha caída na água, amarelada pelo processo de decomposição e sendo arrastada pela fraca correnteza das águas. A melhor maneira de descrevê-lo é essa: dizer que parece uma folha morta. Sua cor varia de minuto a minuto e vai do castanho-claro até o marrom-escuro ou cor de chocolate. Dos olhos saem três linhas radiais; uma vai até o começo da nadadeira dorsal, outra até às ventrais e a última atreavessa seu corpe longitudinalmente, até à rais da cauda. A boca é enorme. Um de seus passatempos favoritos além de comer, é bocejar, o que faz espetacularmente.
 

Hábitos e reprodução
    Para termos um casal destes peixes, devemos estar preparados para alimentá-los com peixes vivos. Três a quatro barrigudinhos diários parecem ser a dose certa para mantê-los em boa saúde. Observar estes peixes é interessantíssimo, pela capacidade de ficar horas e horas imóveis até que seu almoço passe ao alcance de sua boca. De resto, gostam de se colocar perto das plantas, em posição tal que aprecem fazer parte delas. Sua reprodução em cativeiro é uma questão de sorte. A fêmea deposita os ovos na parte inferior de uma folha de Sagittaria ou Echinodorus e o macho imediatamente os fertiliza e abana com suas nadadeiras. Três dias depois nascem os filhotinhos, que ficam aderidos à folha por um pequeno filamento. Não se parecem em nada com os pais, dos quais convém que sejam separados assim que comecem a nadar procurando alimento. Convém sempre vigiar os filhotes, à medida que forem crescendo, sepradando-os por tamanho, ou os maiores devorarão seus irmãos menores.


O Nome Vulgar: Peixe-folha
Nome Científico: Monocirrhus polyacanthus (Heckel)

 

Origem: Rio Amazonas
Tamanho: 10cm

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região