Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Répteis

Crocodilo de Água Salgada

 
 
 

Jacaré Açu

(Melanosuchus niger)   Em extinção

 

 

Veja mais vídeo do jacaré-açu

  Um crocodilo perfeito.

 

Os jacarés-açus  são animais pacíficos, muito menos temíveis que seus primos, os crocodilos.  Não são comedores de gente; alimentam-se principalmente de pequenos animais, inclusive a piranha. Somente o jacaré una, que é o maior que os outros, ataca mamíferos grandes.

  Os crocodilianos são os mais desenvolvidos de todos os répteis. Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narina são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino. O acasalamento dá-se na água, mas a fêmea bota os ovos na margem.

  O jacaré-açu deve temer mais seus inimigos quando ainda é jovem. Se não é comido no ovo por carnívoros ou grandes cobras, corre o risco de ser devorado, assim que nasce, pela jibóia ou por outros jacarés adulto.

    O jacaré-açu pode viver até 100 anos e chegar a medir 6 metros. Mesmo com todo esse tamanho, o animal não é tão guloso, come em média quatro quilos de carne, mas só duas vezes por semana. Para a reprodução, a fêmea faz um ninho na vegetação na beira do lago, rio ou igarapé, onde coloca seus ovos que após um mês de incubação, eclodem.  As fêmeas põem entre 40 a 50 ovos só uma vez ao ano. E ao contrário de todos os répteis, a mãe protege o ninho e depois os filhos até eles ficarem independentes.
    Os jacarés-açu jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.


  Focinho grande e curto, o quarto dente não-visível com a boca fechada e placas ósseas na barriga são as principais características físicas da espécie que vive nos rios, igarapés e lagoas da Amazônia

  Além do negro e jacaré una , existem ainda o jacaré de óculos, de cristas ósseas sobre os olhos, e o jacaré de testa lisa.  Este último, ao contrário dos outros, prefere as corredeiras e tem pele mais rija do que a de seus parentes.

Filo: Chordata

  Classe: Reptilia

  Ordem: Crocodylia 

  Família: Alligatoridae

 

Características:

Comprimento o nascer: 30 cm.

Focinho grande e curto -  quarto dente não visível com a boca fechada.

Placas ósseas na barriga

40 a 50 ovos postos de uma vez por ano.

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 22 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região