Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Répteis

Próximo

 
 
 

Dragão de Komodo

(Varanus komodoensis)

 

  Um sobrevivente dos tempos pré-históricos

 

  É a maior espécie de lagarto conhecida, robusto e com aparência de dinossauro, dragão-de-komodo foi descoberto oficialmente pela ciência apenas em 1912. Encontra-se protegida por lei, devido à ameaça de extinção

  Como alguns outros membros da família dos lagartos gigantes, o dragão-de-komodo existe há centenas de séculos. Já vivia na terra muito antes do aparecimento do homem. Encontrado na ilha de Komodo, na  Indonésia, e em algumas ilhas circunvizinhas, o dragão-de-komodo é o maior de todos os lagartos atuais. Gulosos e carnívoro, come veados, macacos, cabras e porcos selvagens. Também gosta muito de carniça e é capaz de dar conta de uma carcaça inteira de búfalo. mas o dragão-de-Komodo também come animais vivos.

 

 No interior de sua mandíbula habitam bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar de suas garras acabam morrendo por infecções.
  Quando o animal é grande como um búfalo, o dragão-de-comodo ataca-o sorrateiramente com uma mordida e espera o animal morrer pela infecção produzida pelas bactérias.  O dragão-de-komodo segue a vítima durante algum tempo até que a infecção se encarrega de prostrá-la, quando é então calmamente devorada. Então o dragão-de-komodo derruba a vítima com sua forte cauda e corta-a em pedaços com os dentes. O dragão-de-komodo costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas. No fim da estação das chuvas, a fêmea põe cerca de 25 ovos na areia. Os ovos se abrem depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragãozinho tem de 20a 25 cm de comprimento. Existem outras espécies de lagartos gigantes, como o lagarto do deserto, que é um animal terrestre, e o lagarto do Nilo, que é anfíbio.  Vivem na África, sul da Ásia, Indonésia e Austrália.  Variam muito de tamanho.  O menor deles apresenta apenas 20cm. de comprimento.

 

 

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

SubOrdem: Sauria

Família: Varanidae

 

 

Características: (dragão-de-Komodo)

Comprimento: até 3,5m

Peso: até 110 Kg

Cor: Cinzenta ou marrom

Cinco garras em cada pata.

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 17 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região