Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Tigre de Amur

Lista de Mamíferos

Lista de Grandes Felinos

Onça Preta

 
 
 

Guepardo

(Acinonyx jubatus)

 

 

  Como um relâmpago...

 

  . . . ou como um guepardo! Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 120 quilômetros por hora. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, o guepardo cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar do guepardo. Geralmente o guepardo prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.

 

 

   Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e usavam os Guepardo como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.

  Com um treinamento hábil, o guepardo pode tornar-se uma companhia afetuosa. Tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. contudo, pelas longas pernas, garras não-retráteis de latido, assemelha-se a um cão. A fêmea do guepardo produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.


 

  Os guepardos são bichos admiráveis. Nenhum mamífero no planeta é mais veloz do que eles. Podem alcançar a incrível velocidade de 120 quilômetros por hora em apenas três segundos. É o equivalente a aceleração de um carro da Fórmula 1.

 
 

  Tamanha explosão muscular custa caro. Como um corredor de curta distância, o guepardo é rápido, mas tem pouca resistência. Ele gasta tanta energia correndo atrás da presa que fica extenuado. Depois de 30 segundos de perseguição, não tem força nem pra comer na hora. Aí, chega outro bicho e pronto: metade da refeição é sempre roubada.

 

  E assim vai vivendo uma rotina sem excessos. Só mesmo o excesso de velocidade. O guepardo come o suficiente para continuar leve, ágil, para vencer distâncias. E, quem sabe, para vencer um desafio com a ciência.

 

   Filhotes estão sendo treinados para uma experiência audaciosa. Eles ficarão tão dóceis que, um dia, poderão conviver até com pessoas cegas ou com aquelas que têm outro tipo de deficiência. Será uma troca enriquecedora de afeto e sensibilidade entre o homem e a fera.

 

   Antigamente, o guepardo era usado como cão de caça na Ásia e na Europa. Cão ou gato? Nem a ciência sabe dizer. Ele pode ser domesticado, como os cães. Têm a agilidade dos felinos e possui um olfato curioso.

 


   O animal não é capaz de sentir o cheiro de comida. Pode passar ao lado de um pedaço de carne e não perceber. Mas se houver uma fêmea no cio... Sábio instinto de reprodução!

 

   Uma área é reservada a um momento muito especial, já que as fêmeas de guepardo vivem sozinhas e só aceitam companhia na hora de cruzar. É conhecida como Lover's Lane, o corredor do amor. A privacidade respeitada garante o milagre da multiplicação.

 

   Os filhotes são mandados para zoológicos e reservas naturais da África do Sul e de outros países. Um deles veio ao mundo para derrubar uma teoria. O guepardo-rei era considerado uma espécie diferente, quase extinta. Pouco se sabia do bicho, até que este nasceu em cativeiro. Para a surpresa dos pesquisadores, trata-se da mesma espécie.

 

   O irmão do rei não saiu com a cara dele. O filhote com sangue real é fruto de uma rara combinação genética. Daqui a alguns meses, os dois irmãos serão levados para o corredor dos solteiros. Lá, vão conhecer fêmeas de outros grupos - as mamães da futura geração. A fertilidade é grande na terra dos guepardos.

 


   Depois de criar os filhotes, a fêmea de guepardo se afasta. Prefere se isolar na paz e no perigo da selva.

 

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Família: Felidae

 

Características: 

Comprimento: 1 metro e meio, mais 60 cm para a cauda

Altura: 60 cm

Peso: 55 quilos

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região