-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  MEIO AMBIENTE DE DIVINÓPOLIS  
Ouças boas musicas
   
 


Ajude-nos com novas informações caso sua cidade tenha melhorado na questão ambiental, envie para atualizarmos nossos dados, agradecemos sua colaboração.

Clima: Tropical

Temperatura:

Consumo Per Capita de água
Solo
: arenoso

Bioma: Mata Atlântica Cerrado Extinta
Vegetação: muito abaixo da recomendada
(OMS)

Tratamento de água:  Não possui
Tratamento de esgoto: Não possui
Coleta seletiva de lixo: Não há
Rios: poluídos e assoreados, carece de matas ciliares

Nascentes:
Contaminado com diversos produtos químicos e Coliforme fecal
Poluição Visual
: Altíssima
Poluição sonora: Altíssima
Poluição água: Altíssima
Poluição do ar: Altíssima

Umidade do ar Média Atenção Perigosa

Criminalidade: Média Alta Perigosa


Geomorfologicamente o Município encontra-se situado na região das terras altas do Sudeste, na faixa hipsométrica entre 600 a 850 m de altitude. O relevo apresenta formações típicas de planaltos dissecados, como serras e mares de morros. As porções leste e noroeste do Município são caracterizadas por terras altas que constituem a Serra dos Caetanos. Nas porções leste e sudeste estão situadas as maiores áreas de várzea, onde predominam os terrenos de aluvião. Geologicamente o Município é formado por rochas do Pré-Cambriano Arqueozóico com baixa intensidade de mineralização.

 

A maior parte dos solos é formados de latossolos vermelhos e alaranjados e podzólicos vermelho amarelo, de textura argilosa. São solos profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes e de reação ácida. Caracterizam-se pela baixa fertilidade e pela secura durante o inverno.

Principais Serras:

 

Conquista, Piteiras, Quilombo, Amparo, Simão Repuxo, Perobas, Sorocabas, Negra, Flechas, Boa Vista, Capoeira, Siriema e dos Caetanos.

 

A vegetação predominante no Município de Divinópolis é a do Cerrado, caracterizada pela existência de um estrato arbustivo com árvores espaçadas, retorcidas, em geral dotadas de cascas grossas e suberosas e de raízes profundas, e pela existência de um estrato erbáceo-graminoso. Entretanto, o campo Cerrado encontra-se, em grande parte, degradada pela atividade pastoril, que no Município é praticada de forma extensiva. Outro fator de degradação da vegetação é a ocupação urbana, mediante parcelamento do solo.

Observa-se ao longo de alguns córregos e em alguns trechos às margens dos Rios Itapecerica e Pará formações de matas galerias.

 

O clima do Município esta classificada como Cwa, mesotérmico, caracterizado por invernos secos e versões chuvosos. A temperatura média de inverno é de 16 ºC aproximadamente. A média do mês mais quente fica em torno dos 25 ºC. a microrregião de Divinópolis está contida entre as isoietas 1.100 mm e 1.700 mm.

Os meses entre dezembro e fevereiro são os mais chuvosos. Os meses mais secos são os de outono e inverno (de abril a setembro). A direção predominante dos ventos é a sudeste, na maior parte do ano, e a segunda dinâmica se dão na direção nordeste, durante os meses mais quentes.

 

O Município de Divinópolis é banhado pelos Rios Pará e Itapecerica, tendo sua sede cortada por este último e seus afluentes.

A bacia do Rio Pará é uma das mais importantes da bacia do Rio São Francisco, de regime tropical austral, abrangendo 16 municípios, com uma área de 234.347 Km2.

 

O Rio Pará nasce na Serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hidelbrando no município de Resende Costa. Seus principais afluentes em Divinópolis são: Rio Itapecerica, Córrego Ferrador, Córrego da Divisa, Ribeirão do Choro e Ribeirão do Varão.

 

O Rio Itapecerica nasce no município de Itapecerica, no Morro do Calado, com a denominação de Rio Vermelho e, na junção dos rios Gama e Santo Antônio, passa à sua denominação de Itapecerica.

Banha 03 municípios e corta Divinópolis em uma extensão de 29 km.

Seus principais afluentes no Município são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Neném, Córrego Catalão. 


 


Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1), você consumidor é o culpado pela sua extinção, sem animais e sem florestas não há como sobreviver, só restará deserto...


  Não estamos sozinhos, é vital dividimos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico do cidadão. Todos serão responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.  


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 17 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel