Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Historia de Sertãozinho SP

 

A fundação de Sertãozinho data de meados de 1877. Nesta época, Antônio Malaquias Pedroso, um dos condôminos da fazenda Sertãozinho, construiu sua moradia, fazendo doação de 12 alqueires e meio de terras, em torno da moradia, à Nossa Senhora Aparecida, tendo erguido no lugar, onde hoje se localiza a Praça 21 de Abril, uma capelinha em louvor da Padroeira. Com outras doações que se juntaram à de Antônio Malaquias Pedroso, o patrimônio chegou a 148 alqueires. As terras da Fazenda Sertãozinho, cuja posse foi efetivada fá quase um século, pelos setanejos Antônio José Rodrigues, Manoel Jacinto de Pontes e pelo africano Pai Chico, só começaram a ser divididas entre os condôminos depois que Malaquias construiu a capelinha. Este núcleo de povoação foi elevado a Distrito de Paz a 10 de março de 1885, pela lei nº31, com o nome de Freguesia da Aparecida de Setãozinho; a Município, pela lei n.º 463, de 5 de dezembro de 1896, tendo sido instalado a 21 de abril de 1897.
Foi seu primeiro prefeito o Dr. José Onofre Muniz Ribeiro e os primeiros vereadores: Macários de Melo, presidente; João Pedro de Andrade Júnior, Luiz José Nogueira, Aprígio Rello de Paula Araújo, Nicolau Pollo.
em 26 de outubro de 1906, pela lei nº1018, foi criada a Comarca, cuja instalação se deu a 12 de dezembro do mesmo ano. Foi seu primeiro juiz de direito o Dr. Renato Fulton Silveira da Motta, tendo como municípios jurisdicionados, além de Sertãozinho, Pontal e Barrinha.
A primeira denominação de Sertãozinho foi Capela, depois Engenho Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho, Aparecida de Sertãozinho e finalmente, Sertãozinho.
Pode-se dizer que há dois ciclos na vida econômica do município: o do café, que predominou até mais ou menos 1936 e o da cana-de -açúcar, que no momento, constitui a sua maior e quase absoluta fonte de renda.