-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


Milhares de pessoas protestam em Bonn exigindo ações contra mudança climática

Milhares de pessoas protestavam neste sábado em Bonn para pedir ações mais contundentes contra o aquecimento global, começando pelo final do uso do carvão como combustível, a dois dias da conferência da ONU sobre o clima.


Fornecido por AFP Manifestantes durante Marcha do Clima contra os combustíveis fósseis, em Bonn, em 4 de novembro de 2017


Com frases como "sim à justiça climática, não ao carvão!", os manifestantes começaram a marchar pelo centro da ex-capital federal alemã com destino aos arredores do local onde acontecerá a COP23, às margens do Reno.

"Devem acabar com o carvão", o combustível fóssil mais nocivo de todos, exigia a multidão que compareceu ao protesto convocado por cerca de 100 ONGs como Oxfam, WWF e Greenpeace.

O Acordo de Paris contra o aquecimento global, adotado no fim de 2015 pela comunidade internacional, é "um raio de esperança", reconheceram os organizadores. "Mas os governos não fazem o suficiente para acabar com a crise climática", disseram, dias depois da ONU publicar um relatório alarmante sobre o tema.

"Impedir a mudança climática implica em sair rapidamente dos combustíveis fósseis, especialmente do carvão, e apoiar suficientemente os países pobres", acrescentaram.

Os participantes da marcha seguravam globos terrestres verdes e pretos.

"Queremos salvar o planeta", explicou Sabine, que chegou com suas filhas de oito e 17 anos de Colônia, perto de Bonn. "Estar aqui é a única coisa que podemos fazer. Não sei se podemos mudar as coisas, mas devemos tentar", disse.

Os manifestantes criticaram também a política energética da Alemanha, anfitriã de uma conferência que, pela primeira vez, será presidida por um pequeno Estado insular, Fiji, um dos mais ameaçados pelo aquecimento global.

O planeta vive um aquecimento de rapidez inédita. Três quartos das emissões de gás de efeito estufa são atribuídos à combustão de recursos fósseis: petróleo, gás e carvão. Este último continua sendo a principal fonte de produção de energia no mundo.

Os delegados de 200 países, incluindo os Estados Unidos que anunciou sua retirada do Acordo de Paris sobre o Clima, se reunirão até 17 de novembro.

(com conteudo AFP)

Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1), você consumidor é o culpado pela sua extinção, sem animais e sem florestas não há como sobreviver, só restará deserto...


  'Não estamos sozinhos neste planeta', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morreremos, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.  


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 novembro, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel