Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

Turismo de Piúma ES

 

MONTE AGHÁ – Com 300m de altura, possui forma piramidal e serve como ponto de divisa com o município de Itapemirim. A escalada e a prática da Asa Delta são um dos esportes de aventura praticados no Monte. O seu nome tem significado indígena  (Puris – Tupiniquins) e quer dizer "Monte de Ver Deus”.

LAGOA DA CONCEIÇÃO – De água doce que se mistura com a água do mar tornando-se salobra. Divisa dos municípios de Piúma e Anchieta.

ILHA DO GAMBÁ – É refúgio para aves e animais marinhos. Neste parque natural desenvolvem as conchas que são utilizadas para o artesanato local.. É própria para a prática do trekking, mountain bike, pesca e mergulhos.

ILHA DO MEIO – Esta localizada a 500 metros da praia. É parque natural, tombado como patrimônio. É rica em bromélias e orquídeas. Própria para pesca de arremesso. Quando a maré está baixa, pode-se caminhar da praia até à ilha.

ILHA DOS FRANCESES – Parque natural, tombado como patrimônio paisagístico. Fica a 45 minutos do continente. Praia é pequena e as águas transparentes sendo boa para a prática do mergulho. Possui um farol construído em 1730 pelos franceses é alimentado por energia solar. Na gruta do Judeu, localizado no centro da ilha, o cientista Augusto Ruschi, descobriu o morcego pescador  - Nostílio Leporinus Leporinus L., uma espécie em extinção. O acesso a ilha é feito de barco e deve ser programado com antecedência.

ILHA DOS CABRITOS – Parque natural de flora e fauna é tombado como patrimônio paisagístico. Sua praia é pequena e de águas cristalinas. Possui saída de barco da praia ou da Ilha do Gambá. É coberta por matas nativas com trilhas rústicas próprias para caminhadas.

RIO PIÚMA – Sua nascente fica localizada na Serra de Richmond, em Vargem Alta. Faz parte da Bacia do Rio Novo. Ás margens ribeirinhas, a vegetação e o mangue servem para refúgio das garças e outros pequenos animais, como: camarão, pitú, caranguejo e peixes.

MORRO DO ILKYARA – Um dos pontos mais altos da cidade possui uma antiga construção de um hotel. Tornou-se um mirante com vista panorâmica de 360 graus em direção à Ilha de Piúma. Localiza-se na Rodovia do Sol a poucos metros do Monte Aghá.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO –  Santa protetora dos pescadores. Localizado na Praia Doce, Boca da Barra.

CAPELA DE SÃO PEDRO – Próximo ao rio e ao mercado de peixe, é o símbolo dos pescadores. Esta capela abriga a imagem de São Pedro.

ESCOLA DE PESCA – Primeira Escola de Pesca do Brasil e única do Estado, funciona com aulas de I grau com matérias específicas, como: construção naval, arte da pesca, industrialização do pescado, mecânica naval, carpintaria e aulas práticas no barco-escola. Atua também na área de Educação Ambiental. As visitas à Escola são acompanhadas por monitores. Está localizada na Praia Doce.

FEIRA DE ARTESANATOS – Artesanato a base de conchas marinhas, vendidas no Brasil e no exterior.

PRAIAS

BOCA DA BARRA – Fica na foz do Rio Iconha e está próxima ao Morro do Ramiro e do Santuário à Nossa Senhora da Conceição.

PRAIA DOCE – Faz parte da Boca da Barra, foz do Rio Piúma. Nela está a sede da Escola de Pesca, Igreja de N. S. da Conceição e Ginásio de Esportes. Está localizada no centro da cidade.

PRAIA ACAIACA OU PRAIA DO COQUEIRAL – Possui ondas mansas, próprias para crianças. Encontra-se areia monazítica e uma infinidade de conchas que são "catadas" na areia.

PRAIA DO CORUJÃO – Muito freqüentada por praticantes de esportes aquáticos como escunas, wind surf, banana boat, jet ski, caiaques. Local de grandes atrações.

PRAIA MARIA NENÉM – Ali são encontrados as famosas conchas que são tirados pelas catadeiras.

PRAIA DO AGHÁ – Praia de ondas mansas. Fica abaixo do Monte Aghá, ponto de referência para os pescadores e próximo à divisa com o município de Itapemirim. Nessa praia foi encontrada a concha raríssima "Oliva Zelindea".

Hoje, o município vive do turismo, do artesanato de conchas – sendo responsável pelo sustento de dois terços da população local, da pesca – sendo o terceiro produtor de pescado do Estado, e da construção civil.