Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Língua

O mais falado e difícil dos idiomas

Minoria de origem turca tem aulas de chinês

Língua com mais falantes no mundo (calcula-se que há o dobro do que o inglês), o chinês é considerado um dos idiomas mais difíceis justamente por natureza tonal. H quatro entonações dadas às vogais, o que muda o significado das palavras. Por exemplo: “ma” pode ser mãe (tom contínuo) ou cavalo (ênfase de surpresa). Conhecido no exterior como mandarim (nome dos altos funcionários no período imperial que dominaram a linguagem), o idioma standard da região de Pequim é denominado internamente como putonghua (“língua comum”).


O mandarim é a língua oficial, mas o cantonês também é bem conhecido, afinal, é falado em Hong Kong, Cantão e Macau (onde o português é oficial na ex-possessão lusitana entregue à China em 1999, mas é falado por só 5% da população).

A língua chinesa é escrita com ideogramas, que são colocados lado a lado para dar outros significados. Um exemplo: o adjetivo “inquieto” é conseguido juntando os caracteres de pulga e cavalo. Quando os comunistas em 1949 subiram ao poder decidiram simplificar, estabeleceram um sistema com três mil ideogramas, para poder ensinar a massa de camponeses e operários. Também criaram uma versão com letras latinas. No chinês, não existe flexão de gênero, número ou tempo. Também não há artigos.

Torre de babel
O mandarim é falado por 850 milhões. Depois na lista vem a versão wu (90 milhões), min e cantonês (ambos falados por 70 milhões). Há, porém, no território um total de 80 línguas e 24 tipos de escritas. Existem línguas de origem bem diversas, como o tibetano (e seu alfabeto arredondado) e dialetos originários do birmanês no sul e de origem turca no oeste.


Apropriação do inglês
O governo de Pequim fez campanha contra o "chinglish", resultado da tradução dos ideogramas direto para o inglês.

Certificado de origem
Os chineses apresentaram o chá para os portugueses, e estes adotaram a denominação (na China se pronuncia "tjá").

Novas palavras
O ideograma de eletricidade é usado para definir cinema (com o caractere de sombra) e computador (mais o de cérebro).

Traço e estilo
A caligrafia foi elevada a estatura de arte na China, e os mestres são um misto de poetas e pintores de ideogramas.

Básico e intermediário
Nos dicionários oficiais, o chinês tem mais de 56 mil caracteres, mas cerca de três mil são os mais utilizados, básicos para dominar a idioma. Por exemplo, ao fim da escola primária, um estudante sabe cerca de dois mil ideogramas. A influência da escrita criada no país chegou à Coréia, Vietnã e Japão (arquipélago onde são usados 1.900 caracteres de origem chinesa).

Culinária

Economia

História

Política

Cultura

Geografia

Língua

Religião

 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768