Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Geografia

Um quinto da humanidade por lá

O país é maior que o Brasil (9,5 contra 8,5 milhões de quilômetros quadrados), mas enormemente mais populoso (1,3 bilhão de chineses contra os 190 milhões de brasileiros). A China ostenta 166 cidades com uma população de mais de um milhão de pessoas, contra apenas 14 no Brasil. O número seria ainda maior se o país não tivesse adotado a partir da década de 70 a política de um filho por casal (o país teria 300 milhões a mais se continuasse no antigo ritmo de fertilidade).


Faz fronteira com 14 países contra dez vizinhos da nação sul-americana. Por sua dimensão, reúne desde paisagens desérticas de Xinjiang até as montanhas mais altas do Tibete, da selva subtropical da fronteira com o Vietnã e Laos até as estepes frias da Mongólia Interior. A concentração humana, porém, está na planície costeira e nos 7% de terras aráveis do território.

O nome oficial é “Zhonghua Renmin Gongheguo”, o que traduzindo significa República Popular da China. Isso para se diferenciar da ilha de Taiwan, que se auto-intitula República da China, mas considerada “província rebelde” desde a Revolução Comunista em 1949.

Ciclos de migração
A diáspora começou para os vizinhos Indonésia, Malásia, Tailândia e Cingapura (onde são a maioria da população). No século 19, desastres climáticos, guerras e fome impulsionaram levas para os EUA, Canadá, Peru e Austrália para trabalhos em minas e ferrovias. No século 20, países da Europa e o Brasil (comunidade de 150 mil) viraram destino.


Privacidade quase zero
Com tanta gente, há uma lógica própria nos esbarrões de rua, empurrões em elevadores públicos, metrôs e filas.

Únicos filhos nicos
Só as famílias do campo e de minorias étnicas podem ter mais de um filho, o limite para casais que vivem nas cidades.

Mandarim para todos
O governo gastou US$ 9 milhões para ensinar chinês para as minorias.

Mulherada no comando
No sul, a etnia naxi (278 mil pessoas) possui estrutura matriarcal, com elas controlando os negócios e a linhagem.

Para quem acha que chinês é tudo igual
O país tem 56 etnias, sendo que 92% da população são han. Só na província de Yunnan (fronteira com Mianmar) há 20 culturas diferentes. Há 21 etnias com língua própria e 40 tipos de escrita no país. Só duas minorias étnicas, hui e man, usam a língua chinesa. Entre as etnias estão os iugures, cazaques, mongóis, tibetanos e coreanos

Culinária

Economia

História

Política

Cultura

Geografia

Língua

Religião

 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768