Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  O DESCASO COM O BRASIL  
NOTICIAS
   
 

O descaso com o Brasil

Após o descobrimento o Brasil não fora imediatamente inserido no contexto histórico português...nessa época a suposta metrópole portuguesa estava interessada no rentoso comércio das especiarias do oriente, na Índia e, também, para surpresa de muitos, na costa africana onde o marfim, o ouro e, principalmente, o tráfico de escravos rendiam altos indíces para a crescente burguesia européia.


 A esquadra de Cabral tinha como principal destino o porto de Calicutte aonde era realizada a maior feira das especiarias. Pela história oficial portuguesa o Brasil fora descoberto acidentalmente mas, com o decorrer dos anos muitos historiadores contestaram essa façanha...pois a esquadra de Vasco da Gama, que destinava ao rumo desconhecido da Índia e tendo sida muito antes a de Cabral, já havia declarado que no horizonte ocidental existiam terras...onde, segundo marujos, aves pareciam ir rumando para terra. Há também teses relacionadas ao nome do navegador Duarte Pacheco Coelho que supostamente estivera no Brasil em 1498.

Ao chegar em Calicutte, Pedr'Alvares foi recebido com desconfiança, já que na região haviam muitos mercadores árabes de religião mulçumana. Inicialmente fora instalada uma feitoria portuguesa na capital indiana mas, tudo fora em vão. A feitoria foi destruida pelos mercadores árabes com um saldo de 50 mortos, dentre eles Caminha e o seu feitor Aires Correia. Durante dois dias Cabral havia ordenado um bombardeio a cidade de Calicute matando muita gente.
Após intensos conflitos Cabral decidiu zarpar para o norte, rumo a cidade de cochim onde seu Rajá era rival ao de Calicutte, lá conseguiu abastecer suas naus de pimenta, gengibre e canela, retornando a Lisboa como um novo ídolo a muitos sonhadores.

 

O Inicio da Colonizacao Portuguesa

 

 

Após mais de 500 anos o descaso com o Brasil continua




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 20 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel