Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

 

Voltar a Tela Anterior

Cupuaçu

 

 

Família - Sterculiaceae

CUPUAÇU - Theobroma grandiflorum

 

Outros Nomes - cupuassu tree, cupuaçu, cupuaçu-verdadeiro

 

Características gerais: - Altura de 4-8 m (até 15 m na mata alta), dotada de copa alongada ou piramidal. Tronco geralmente ereto e mais ou menos cilíndrico, com casca fissurada longitudinalmente, de 25-35 cm de diâmetro. Folhas simples, opostas, curto-pecioladas, subcoriáceas, discolores, glabras na face superior e com delicados pêlos estrelados na  inferior, visivelmente nervadas, de 20-40 cm de comprimento por 6-12 cm de largura. Inflorescências em pequenas cimeiras de 2-4 flores afixadas diretamente nos ramos. Fruto baga muito grande, de forma elipsóide, de 10-25 cm de comprimento e pesando até 1,5 kg, revestida por indumento ferrugíneo, com 20-50 sementes envolvidas por densa camada de polpa delicadamente fibrosa de sabor acidulado e de aroma agradável.  É encontrada na região Amazônica, principalmente no Estado do Pará, na mata alta de terra firme.

 

Madeira – Moderadamente pesada (densidade 0,55 g/cm3), homogênea, textura média, grâ direita, de moderada durabilidade natural.

 

Utilidade – A madeira é muito pouco utilizada, entretanto é indicada para uso interno em construção civil e para serviços de marcenaria. Os frutos são comestíveis e muito apreciados, principalmente pelas populações do norte do país, onde seu suco é muito popular. Também consumido na forma de sorvetes, doces em pasta, cremes, pudim e geléia. As amêndoas substituem o chocolate. É cultivado em pomares domésticos e comerciais.

 

 

 

 

 

 

 

Informações ecológicas - Planta perenifólia, de luz difusa, seletiva higrófita, clímax, característica e exclusiva da floresta pluvial Amazônica de terra firme, onde ocorre de maneira ocasional, e descontínua em toda a área de distribuição. Ocorre preferencialmente em várzeas férteis não inundáveis no interior de matas primárias. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis.

 

Fenologia - Floresce durante os meses de setembro-novembro e os frutos amadurecem de fevereiro a abril.

 

Obtenção de sementes – Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida abri-los manualmente para retirar as sementes, as quais, ainda envoltas pela polpa, já podem ser utilizadas para semeadura. Um kg contém aproximadamente 40 unidades, cuja viabilidade germinativa em armazenamento é de apenas alguns dias.

Produção de mudas – Colocar as sementes para germinação imediatamente após a colheita diretamente em embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso e deixadas em local sombreado. Em seguida cobri-las com uma camada de 1,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-40 dias e a taxa de germinação geralmente é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.