Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Bassarisco

 
 
 

Urso Pardo

(Ursus arctus)

 

 

Clique para ampliar o vídeo

  Comilão e dorminhoco

  No começo do inverno do hemisfério norte, o urso-pardo torna-se inquieto e perde o apetite. É que está com pressa de conseguir um abrigo. Escolhe uma caverna ou uma árvore oca. Forra o abrigo com musgos, folhas secas e ramos moles. Não deixa pegadas que seus inimigos possam seguir e retira-se para o abrigo antes da neve começar a cair.

  Durante um mês procura ouvir sinais de perigo. Depois vai dormir. Durante a hibernação, não come nem defeca.

 

    Se for perturbado durante esse período, não conseguirá dormir de novo. Sem nada para comer, poderá, num caso desses, atacar o gado. O urso-pardo hiberna devido à falta de comida no inverno. No cativeiro ele não hiberna. A fêmea retira-se para a toca em meados de novembro. Os filhotes nascem dois ou três meses depois. A mãe cuida deles por dois anos. Os recém-nascidos são recobertos por um pelame azulado.

    O urso adulto está magro e faminto depois do jejum do inverno.

    Na primavera, começa comendo musgos, lama e formigas. Então volta à sua vida de comilão e dorminhoco. Adora banhar-se . Embora seja um carnívoro, é também onívoro. Entre suas comidas favoritas acham-se as bagas, o mel e as pinhas. Bebe água em quantidade.

 

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Família Ursidae

CARACTERÍSTICA:

Altura: 1,80 a 2,70 m

(na posição bípede)

Peso: 140 a 250 kg ; chega a 700 kg no caso do kodiak

1 ou 2 filhotes por ninhada

Idade de maturação: 5 anos

Período de vida: até 50 anos.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região