Home / Pesquisar / Úteis / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

QUIVI (Apterix australis)



Uma bola de penas com pés  

Nas moedas e nos selos da Nova Zelândia aparece com freqüência a figura do quivi. Mas o quivi é um animal que está ficando cada vez mais raro em sua própria terra. Ele não é muito bonito. Parece um porco espinho ou uma bola de penas com pés, quando anda com a cabeça encolhida. Esta ave noturna vive solitária nas florestas da Nova Zelândia, e não é encontrada em nenhum outro lugar.

0 nome do animal é devido ao som do grito agudo que o macho solta durante a noite. Antes dos colonizadores levarem animais carnívoros para a Nova Zelândia, os quivis não tinham inimigos. Não precisavam voar e suas asas pouco a pouco se atrofiaram, até ficarem curtas e atarracadas.


 Tímido e esquivo, o quivi esconde- se durante o dia num buraco no chão ou debaixo das raízes das árvores. Quando anoitece, ele sai. Sua visão é fraca. Ele orienta-se pelo olfato e por meio dos grossos pêlos que tem na base do bico. Come insetos, larvas e matéria vegetal, mas vive principalmente de vermes.

O ninho, construído numa toca, pode ser forrado de folhas e capim. A fêmea põe 1 ou 2 ovos, que são muito grandes. O macho choca os ovos sozinho durante dois meses e meio.

 
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Apterygiformes
FAMÍLIA: Apterygidae
 
 
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: de 48 a 84 em
Peso: de 2 a 3 kg
Não tem cauda
Comprimento das asas: 5 cm
Narinas na ponta do bico
 


Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023.