Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Mico-de-cheiro Animais e Meio Ambiente
 
 

 em extinção

Mico-de-cheiro

(Saimiri vanzolinii)

 

                                                               

Características: Animais graciosos, com pelagem curta, variando de verde oliva a laranjado; ponta da cauda preta, apresentam máscara facial branca ao redor dos olhos e preta em volta do nariz e da boca. Vivem em bandos de mais de 100 indivíduos, sempre inquietos, caminhando ou correndo sobre os ramos das árvores. Com freqüência põem-se de pé, em posição ereta. Eles são considerados um dos macacos mais ágeis e peculiares pois apanham insetos pelas asas. Freqüentemente os macacos-de-cheiro observam as aves se aninharem, e quando os ninhos não estão sendo vigiados, roubam os ovos. São diurnos, recolhem-se para dormir ao por do sol, mantendo-se quietos e em silêncio, às vezes embolados nos ramos mais altos e em meio à folhagem densa. Durante o dia escondem-se ao menor sinal de alarme emitindo gritos agudos de advertência. São mais ativos pela manhã quando saem em busca de alimentos. Alimentam-se de sementes e frutos, além de pequenos vertebrados e invertebrados


Comprimento: 35 cm de comprimento, mais a cauda não preênsil, pouco mais longa que o corpo


Ocorrência Geográfica: Da Costa Rica para o sul, até o limite meridional da floresta amazônica


 

Categoria/Critério: Um grande número de animais é vendido a turistas e exportado para as casas que negociam animais de estimação.

Cientista que descreveu: Ayres, 1985

Observações adicionais: Cerca de 25 mil são exportados anualmente, da América do Sul e Central, aumentando o risco de extinção.


Fonte: MMA/SINIMA

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Cebidae

 
Nome científico: Saimiri vanzolinii

Nome vulgar: Mico-do-cheiro

Categoria: Ameaçada
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região