Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Iaque

 
 
 

Lebre da Patagônia

(Dolichotis patagonum)

 

  Ela vive sem beber


  Os animais capazes de sobreviver sem água são muito raros. São, em geral, pequenos roedores adaptados à vida no deserto e que praticamente nunca urinam. Os marás ou lebres-da-patagônia constituem uma exceção. São pesados (mais de 15 kg), de grande porte e urinam normalmente. Entretanto, nunca bebem, e a água de que precisam obtêm das ervas que comem.
  Existem 2 espécies de lebres-da-patagônia. A mais difundida ocupa toda a região dos pampas e a outra, de tamanho menor, é chamada de "mará salinícola* e pode ser encontrada nas estepes salinas do nordeste da Argentina.
  A pelagem da lebre-da-patagônia é ruiva, um pouco mais clara no ventre.

  As patas traseiras têm três dedos com unhas bem grossas. As patas dianteiras, ao contrário, têm quatro unhas compridas e pontudas. Essas unhas servem para cavar as tocas profundas onde a lebre-da-patagônia mora. É aí que as lebres-da-patagônia dormem durante o dia e onde se abrigam nos dias de chuva. Os filhotes nascem bem desenvolvidos e saem junto com a mãe desde o primeiro dia.

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Caviidae

 

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 60 cm
Cauda: 5 cm
2 a 5 filhotes

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região