Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Delfim Branco

 
 
 

Golfinho pintado do Atlântico

Stenella frontalis

 

 

Esta espécie tem distribuição em águas um pouco afastadas da costa entre o sul de Santa Catarina e o nordeste brasileiro. Como o nome diz, apresentam pintas ao longo do corpo. Eles nascem sem as pintas, que vão surgindo à medida em que esses golfinhos vão e tornando mais velhos. Apresentam uma mancha na base da nadadeira dorsal chamada de blaze ou selim, que o diferencial das demais espécies de golfinhos pintados. Chegam a atingir cerca de 2,2m de comprimento na idade adulta, alimentando-se principalmente de peixes e de lulas.

Geram um filhote após cerca de 11 meses de gestação. É mais facilmente encontrado nas proximidades de ilhas próximas à costa, como a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, as Ilhas Vitória e Alcatrazes, assim como a Laje de Santos, em São Paulo, e ao redor da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Costumam aproveitar as ondas das embarcações na proa das mesmas. Deslocam-se em grupos grande de até 90 indivíduos.

Famosos pelas piruetas acrobáticas que fazem fora d’água, os golfinhos-rotadores se distribuem desde as águas do nordeste brasileiro, até o litoral paranaense. Têm preferência por águas oceânicas e uma das duas concentrações mundiais da espécie está associada no Arquipélago de Fernando de Noronha, onde podem ser facilmente observadas ao longo de todos os meses do ano. Receberam este nome pela característica única de darem saltos girando sobre o eixo do próprio corpo. Muito provavelmente se utilizam desse comportamento aéreo para a comunicação entre diferentes indivíduos em uma mesma área. Apresentam um rostro (bico) longo em comparação com o corpo, como o próprio nome científico diz (longirostris, que significa rostro longo). Chegam a 2 metros de comprimento na idade adulta. Alimentam-se principalmente de peixes e de lulas. Em Fernando de Noronha, afastam-se da ilha ao final da tarde para alimentarem-se à noite em águas profundas, quando a concentração de lulas na superfície da água é maior. De dia, descansam nas baías protegidas onde se reproduzem e cuidam de seus filhotes. Geram um filhote após cerca de 11 meses de gestação. Costumam acompanhar as embarcações na proa, aproveitando a energia da ondas criadas pela mesma.

Rotador.JPG (56547 bytes)

Golfinho-rotador acidentalmente capturado em rede de pesca em Ubatuba

(Foto: Eduardo Humberto Ditt)

Toninha ou Franciscana - Pontoporia blainvillei

Esta espécie de golfinho tem distribuição restrita às águas costeiras entre o Espírito Santo e a região da Prata, na Argentina. Tem coloração marrom-claro e um rostro (bico) relativamente longo quando adultos. Podem chegar a 1,6 metros na idade adulta. Geram um filhote após cerca de 11 meses de gestação. Alimentam-se principalmente de peixes e de lulas. Têm preferência por águas mais escuras, provavelmente para fugir de predadores como os tubarões e as orcas. Curiosidade: é raro se observar a toninha em ambiente natural. Se você conseguiu observar um exemplar desta espécie, corra para a casa lotérica mais próxima pois pode ser o seu grande dia de sorte!!! No sul do Brasil esta espécie encontra-se muito ameaçada pelas capturas acidentais em operações de pesca. Como o próprio nome já diz, esses pequenos cetáceos não conseguem perceber a presença de redes de pesca na água e, muitas vezes, se emaranham nas mesmas e morrem afogados, já que são mamíferos como nós, humanos, e respiram por pulmões.

C74.jpg (52095 bytes)

Exemplares de Franciscana capturados

em redes de pesca no sul do Brasil

(Foto: Marcos César de Oliveira Santos)

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região