Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Potamoquero

 
 
 

Équidna Ouriço

(Tachyglossus aculeatus)

 

  Mais protegido que um porco-espinho


  O équidna-ouriço é coberto de espinhos. Suas patas são apropriadas para cavar, o que permite ao animal enterrar-se em um terreno duro em apenas poucos minutos. Os espinhos do dorso são salientes e outros se projetam dos lados. Não existe nenhuma maneira de se alcançar seu lado inferior, que é desprotegido. Quem tentar atacá-lo, será picado. Além do mais, o équidna-ouriço possui, nas patas traseiras, esporas venenosas cuja picada é muito dolorosa.
  O équidna-ouriço é parente próximo do ornitorrinco, embora ele não seja nada parecido.

  Existem 5 espécies, de aparência e comportamento semelhantes, encontradas na Tasmânia, Austrália e Nova Guiné. A mais conhecida dessas espécies é ( équidna porco-espinho da Austrália.Ele costuma viver em grandes altitudes. Seus espinhos, assim como nos ouriços e porcos-espinhos, servem para proteção.Como defesa, assim como o ouriço, ele se enrola numa bola de espinhos ou enterra-se na terra, deixando pra fora os espinhos.O seu sentido da visão é extremamente apurado.

  A equidna é um animal solitário e de hábitos noturnos. O équidna-ouriço passa o dia em uma toca, e só sai à noite para caçar minhocas, insetos e, principalmente, formigas e cupins.  Ele procura alimento com o focinho comprido e tubiforme e o apanha com a língua viscosa. Possui um bico longo, do qual ele puxa a sua presa.

   O jeito que ele pega a sua alimentação é semelhante ao tamanduá bandeira, sendo por isso apelidado de "tamanduá de espinhos". A boca é pequena e não tem dentes. (Os équidnas podem também ter dentes, mas eles são de cartilagem e acabam caindo com o tempo). A fêmea põe o ovo numa dobra da pele que aparece no seu ventre na época da postura.

   A fêmea bota os ovos apenas uma vez por ano. O filhote ali nasce e permanece durante 6 a 8 semanas, obtendo leite das glândulas mamária espalhadas por toda a região peitoral. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas da equidna, como as do ornitorrinco, não possuem mamilos.

FiLO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Monotremata
FAMÍLIA: Tachyglossidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 38 a 50 cm
Peso: 2 a 5 kg
Comprimento dos espinhos: 6 cm
Um único ovo (1.5 cm)
Período de incubação: 7 a 10 dias, na bolsa
Tempo de vida: 50 anos

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 17 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região