Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Crustáceos

Navalheira

 
 
 

Caramujo

 

 

Instale o adobe flash player

 

     Caramujo é um molusco de água doce. Esse molusco tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo por isso a denominação de planorbídeo. Os caramujos ou planorbídeos criam-se e vivem na água doce de corrégos, riachos, valas, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza.
     Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes. Põem ovos, dos quais, depois de alguns dias, nascem novos caramujos que crescem e tornam-se adultos. Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem. Entre os tipos nocivos encontram-se o Biomphalaria tenagophila, B.glabrata e B. straminea que podem transmitir a esquistossomose.

    Primeiro é preciso identificarmos corretamente o caramujo africano para não haver qualquer confusão com as espécies nativas. Posteriormente pegamos o exemplar com luva ou saco de plástico para evitarmos o contato direto com ele, e colocar sal ou cloro sobre o mesmo; também pode-se esmagá-lo, e não devemos de esquecer de destruir seus ovos no solo com uma vassoura de grama.

   Quando chove muito em uma região infestada, é comum observarmos os caramujos subindo as paredes, então, é uma boa oportunidade para destruí-los. É preciso observar o local que foi infestado por pelo menos três meses para verificação das reincidência. O combate químico com o uso de pesticidas não é indicado, pois o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo assim, levar a intoxicação dos animais e do ser humano - além disso, o mais grave é que o tal molusco pode ser resistente a vários pesticidas.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 02 março, 2015. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região