Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  BUFAGA DE BICO VERMELHO  
Cetim
   
 

Lista de Aves


(Buphagus erythrorhynchus)

Pica Boi entre outras centenas de nomes é um verdadeiro esteticista, cabeleireiro entre outros. As girafas mantêm uma relação simbiótica com certas aves que se alimentam de carrapatos e outros insetos, os quais vivem no dorso delas, molestando-as. Isso ajuda tanto a girafa como o pássaro...




Na África, existem duas espécies de aves que se alimentam de parasitas que vivem no dorsos de vários animais (como mostra a imagem abaixo). As dobras da pele dura do rinoceronte, por exemplo, são ótimos esconderijos para carrapatos e outros parasitas.

A ave ajuda o rinoceronte comendo os parasitas. Portanto, ela garante o almoço e o rinoceronte, a limpeza...

São espécies de aves da família Starlings (Stumidae - Sturnidae), subfamília Buphaginae (Buphagidae). São conhecidas pelo nome vulgar de “Tickbirds”, em inglês.

Já em português “búfaga” (de seu nome científico = Buphagus), ou “pica-boi” de seu nome vulgar = Oxpecker (“Ox” quer dizer boi e “Pecker” pode significar “bicador”, uma vez que a palavra inglesa “Peck” é um verbo que significa pegar com o bico) ou ainda “estorninho”...

Búfaga-bico-vermelho e Búfaga-bico-amarelo

RED-BILLED OXPECKER YELLOW-BILLED OXPECKER

O bico-vermelho é um pouco menor, mede de 20 a 22 centímetros. O bico-amarelo de 20 a 25cm, aproximadamente. O bico-vermelho é mais comum do que o bico-amarelo (embora há muito mais emissões filatélicas ao contrário).

Existem várias diferenças entre ambos, as mais notadas são a base amarela no bico e o anel amarelo ao redor dos olhos. O bico-vermelho prefere especialmente as girafas, enquanto que o bico-amarelo prefere as crinas de bestas, do búfalo e do rinoceronte.

Muitos animais são indeferentes a eles, mas os elefantes e alguns antílopes não os toleram.

Como se alimentam de carrapatos, eles dão pequenas picadas que causam sangramento nos animais... Além de insetos e parasitas, essas aves acabam se alimentando também desse sangue e de outras secreções dos mamíferos.


Por isso, durante vários anos foi considerado que essas aves apenas ajudavam os animais, reduzindo o número de seus parasitas, entretanto, atualmente, muitos biologistas acham ao contrário, considerando-os semi-parasitas... Ambas são endêmicas da África.

O bico-amarelo vive em uma área maior: do leste do Senegal à Etiópia, até o sul da África do Sul, exceto nas florestas do oeste e no centro da África. Já o bico-vermelho abrange a área do mapa ao lado. São encontrados em quase todo o Quênia, por exemplo: Tsavo, Amboseli, Masai Mara e Nairóbi, exceto na costa.
1) Búfaga-de-bico-vermelho (Red-billed Oxpecker)
Nome científico: Buphagus erythrorhynchus (Stanley)
Outros nomes: Piqueboeuf à bec rouge (francês); Picabuey de Pico Rojo (espanhol); Bufaga dal becco rosso (italiano); Rotschnabel-Madenhacker (alemão); Rödnäbbad oxhackare (sueco); Roodsnavelossepikker (holandês).

2) Búfaga-de-bico-amarelo (Yellow-billed Oxpecker)
Nome científico: Buphagus africanus (Linnaeus)
Outros nomes: Piqueboeuf à bec jaune (francês); Picabuey de Pico Amarillo (espanhol); Bufaga beccogiallo (italiano); Gelbschnabel-Madenhacker (alemão); Gulnäbbad oxhackare (sueco); Geelsnavel ossenpikker (holandês).






  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel