Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Lista de Macacos

Mangabei

 
 
 

Babuíno Sagrado (em extinção)

(Papio hamadrias)

  Um símio que se parece com um cão

 

  O babuíno sagrado era um habitante das florestas.Hoje, embora os babuino-sabrado prefira regiões montanhosas cobertas de rica vegetação, vive principalmente de desertos secos e rochosos do Sudeste do Sudão, da Somália e do  Oriente Médio.  Antigas esculturas em baixo-relevo lembram-nos que houve um tempo em que esses símios com cabeça de cão eram animais sagrados.  Os babuinos-sagrado chegaram ser treinados para colher frutas.

  No século passado, a destruição de colheitas despertou a cólera dos fazendeiros contra estes magníficos animais.

  Devido ao grande numero eles foram praticamente dizimados. A limpeza e retirada de parasitas entre os babiunos-sagrado, funcionam como um forte laço social e são usadas para formar alianças e obter maior hierarquia. Normalmente, os descendentes herdam a hierarquia.

  Os babuínos-sagrado alimentam-se de frutos, insetos, répteis, cereais e carne.
vive em bandos com vários indivíduos, sendo que há hieraquia entre os membros do grupo. O macho adulto do babuino-sagrado é maior que a fêmea e possui uma juba longa que recobre os ombros.  Os babuinos-sagrado vivem cerca de 37 anos de uma vida muito agitada.  Os machos são extremamente territoriais, defendendo seus haréns em brigas muitas vezes sangrentas.

  Hoje estão reduzidos a pouco bando,talvez menos de 50 macacos.  Comunicam-se por meios de sons que lembram latidos. O macho ostenta uma pesada crina que lhe cai dos ombros;  seu pelo cinzento é mais claro e mais espesso que o da fêmea.  Cada macho esta sempre rodeado por quatro ou cinco fêmeas. Os babuíno correm desajeitadamente, balançando os quadris. Seu maior inimigo é o leopardo.

FILO:Chordata

CLASSE:Mammalia

ORDEM:Primatas

FAMÍLIA:Cerophitecidae

 

CARACTERÍSTICAS:

Comprimento:75 a 90 cm, mais 40 a 60 cm para a cauda.

Peso: até 20 quilos

Onívoro.

Não é trepador, dorme no chão.

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 janeiro, 2020. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região