-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  ANDORINHA  
Chapim Rabilongo
   
 

(Hirundo rustica)

Em extinção, principais causas – agrotóxico, veneno comum usados em residências e (fogos de artifícios).

Fiel mensageira da primavera

Uma visão privilegiada em (3) dimensões pode localizar um (mosquito da dengue) em até 50 metros de distancia, uma mosca a (400) metros, pode voar centenas de quilômetros em apenas (1) dia e devorar mais de (10) mil insetos de todas as espécies, animal imprescindível no controle de “pragas” naturais com a (dengue) entre outras, infelizmente seus predadores como aranhas, lagartixas, pássaros e anfíbios, são exterminados pelas (donas) de casas que usam o (venenos) nocivos a saúde dos humanos e animais), comprados livremente em mercados para contaminar insetos, mas os (ovos) da dengue são protegidos, quando eclodem aos milhões, todos seus (predadores) estão (mortos), por isso a (dengue) se tornou uma epidemia mundial.


Prato do dia: 25.000 insetos

A andorinha-comum da Europa é conhecida nos EUA como andorinha dos estábulos. Ambas têm o dorso preto azulado. A européia tem o ventre branco e o pescoço vermelho; a americana é toda vermelha por baixo. No fim do inverno, em bandos barulhentos, as andorinhas retornam aos locais onde passam o verão. Vivem a maior parte do tempo no ar. Só param de voar para beber água ou descansar nos fios de eletricidade e vão ao chão apenas para colher barro para os ninhos.

A andorinha alimenta-se de insetos que pega no ar: mosquitos, moscas, tanajuras. Infelizmente o mundo moderno não foi feito para andorinhas. As drenagens secam os pântanos onde elas colhem o barro e os inseticidas acabam com o seu alimento.

Apesar disso, esse pássaro ainda é muito difundido. Há 79 espécies, sendo que 14 delas são encontradas também no Brasil. A andorinha-comum vive na Europa, Ásia e Américas. No inverno voa longe para o sul, até a África, o Ceilão e a Argentina. A andorinha de corpo vermelho é encontrada no sul da Europa e da Ásia; na África existe também a andorinha das mesquitas. Duas ou três vezes ao ano a fêmea incuba 3 ou 4 ovos. Os filhotes permanecem no ninho durante três semanas.

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Hirundinidae
 
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: cerca de 18 cm
Sociável
Ninhos nos beirais e nas vigas dos telhados
Vigia cuidadosamente os filhotes
Migratória.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 janeiro, 2020. Melhor visualizado em 1280x800 pixel