Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

 

Turismo de Araguatins TO

 

 

1) ILHA SÃO VICENTE

Localizada bem à frente do cais do porto em nossa cidade. A Ilha possui 586 alqueires, equivalente a 2.851 hectares de terra, e aproximadamente 33 fazendas em toda sua extensão. Durante a temporada de verão (Julho a Setembro) na parte mais próxima ao Cais é montada uma infra-estrutura básica da Praia da Ponta para receber os turistas.



2) PAREDÃO DO NEGO VELHO

Na margem direita descendo o Rio Araguaia, avistamos um imenso paredão de aproximadamente 20 metros de altura, que abriga no seu imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de hapel, alpinismo e escalada. O local recebe esta denominação devido a uma antiga lenda de um cavaleiro solitário. Percurso de aproximadamente 30minutos de barco a motor saindo do Porto de Araguatins.



3) CACHOEIRA DO SALTO

Percorrendo uma trilha a 20Km do distrito da Macaúba a 32Km de Araguatins, encontramos a belíssima cachoeira no rio São Martinho, com 4 metros de queda d’água que deságua numa piscina de água cristalina, excelente local para a prática de canoagem e caiaque.



4) CACHOEIRA DE SÃO BENTO

Localizada a 1 Km do final da Ilha de São Bento encontramos o imenso pedrau que forma a belíssima corredeira do Rio Araguaia, excelente para a prática esportiva de canoagem e caiaque, a travessia de barco pela cachoeira somente deve ser feita por pilotos profissionais que conheçam o canal de passagem. Percurso de aproximadamente 45 minutos de lancha saindo do porto de Araguatins.



5) BOCA DO ATOLEIRO

O córrego do Atoleiro deságua na margem direita do Rio Araguaia, formando um local muito explorado para pesca esportiva. Percurso com duração de aproximadamente 45 minutos de barco a motor saindo do Porto de Araguatins.



6) ILHA DO NORONHA

Situada na margem esquerda do Rio Araguaia, em frente à Ilha de São Vicente, percurso de aproximadamente 30 min de barco a motor. Excelente local para pesca esportiva e acampamento devido a presença de uma belíssima flora, areias finas e brancas. Logo abaixo encontramos mais um local bom para a realização de pesca esportiva, chamado Furo do Pirosca.



7) ILHA DA MELANCIA

Na margem direita descendo o Rio Araguaia, encontramos a praia da Melancia, aproximadamente 2Km de areia branca e árvores, natureza pronta para recepção dos turistas montarem seu acampamento e gozarem de uma boa pescaria. Percurso com duração de aproximadamente 30minutos de barco a motor saindo do porto de Araguatins.



8) PRAIA DA PONTA

É a praia oficial da temporada em Araguatins. Está situada na cidade, sendo a mais freqüentada pelos turistas devido a sua imensa beleza natural, banhada pelo Rio Araguaia e cercada de grandes árvores da Floresta Amazônica. A junção desses elementos com fauna da região montada atrai turistas do país inteiro. O atrativo é temporário. Sua temporada recebe a melhor infra-estrutura para visitação, o período é de junho a agosto, com montagem de área para campping, bares e restaurantes, comércio, telefonia pública, além de policiamento e serviço de saúde 24h. O percurso a ele é feito em barco a motor, em 05 minutos de duração partindo-se Porto de Araguatins.



9) PRAIA DE SÃO RAIMUNDO

A característica de todas as praias banhadas pelo Rio Araguaia são suas areias finíssimas e brancas. A vegetação amazônica à sua volta proporciona um bonito panorama. A praia está localizada na Ilha de São Vicente e tem aproximadamente 5Km de extensão, situada a frente do Povoado de São Raimundo, do Município de Brejo Grande-PA. O atrativo é temporário com alta temporada em julho com a montagem da estrutura para receber visitantes. O acesso é feito em barco a motor pelo Porto de Araguatins, descendo rio abaixo, num percurso de uma hora de duração. A praia fica a 6Km da cidade.



10) PRAIA DA SAPUCAIA

Na margem esquerda do Rio Araguaia encontramos a Ilha da Sapucaia areias finíssimas e brancas, vegetação amazônica, belíssima panorama do Rio. Bastante explorada para acampamentos de famílias mesmo fora de temporada. Aproximadamente 10Km a extensão da praia. O percurso dura em torno de 1h 45minutos de barco a motor partindo-se do Porto de Araguatins, descendo o rio.



11) PRAIA DE SÃO BENTO

Praia com 6Km de extensão que fica na Ilha de São Bento com vegetação primária, onde é possível a prática da pesca e de acampamentos por longa temporada. O atrativo é temporário devido o período de cheia do Rio Araguaia e encontra-se a 12Km da cidade, em frente a Ilha da Sapucaia. O acesso a ele é feito em barco a motor partindo-se do Porto de Araguatins, pelo rio abaixo. O percurso dura 2h e 30minutos.



12) FABIP

O Festival Aberto do Bico do Papagaio, acontece desde 1988, é um dos mais tradicionais eventos da música regional do Tocantins, que reúne artista local e de estados vizinhos. Além dos concorrentes, artistas famosos como, Belchior, Zé Geraldo, Oswaldo Montenegro, Tetê Espindola, Guilherme Arantes, dentre outros, se apresentam para uma platéia sempre numerosa, já que o festival ocorre no mês de julho, em plena temporada de verão. O palco do show é montado na praça dos Pioneiros (cais), com vista para o Rio Araguaia.



13) ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Araguatins comemora todo ano no dia 09 de junho seu aniversário de emancipação do município, sua festividade dura em média 4 dias, é comemorada mobilizando todos os moradores da cidade. As escolas montam barracas onde são comercializadas todas as comidas típicas da região, realiza um desfile pelas principais ruas da cidade após a cerimonia cívica, fazem apresentações de quadrilhas, teatro, danças e cantoria. São realizados torneios esportivos e shows de artistas.



14) ARTESANATO, COMIDAS TÍPICAS E FOLCLORE

O artesanato que se destaca na região é feito à base de palha, couro e madeira, de onde derivam peças como jacás, cestos, esteiras e selas, etc. Há ainda a produção de redes e cobertores. Na gastronomia, destacamos o baião de dois (arroz misturado com feijão), arroz com pequi, peixe ao molho, pirão de peixe e ainda doces e licores de frutas típicas como cajá e jenipapo. As manifestações folclóricas que se mantém são as Festas Juninas e as Folia do Divino.