Noroeste do Brasil (1925-1957)
Refesa (1957-1996) |
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí |
|
ramal de Pirajuí
- km 10,040 (1938) |
Linha-tronco - km 73,900 (1949)
Inauguração:
15.11.1925
Uso atual:
abandonada
com trilhos
Data de construção do prédio atual:
1949
|
HISTORICO
DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em
1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado
em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de
1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as
margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de
início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia,
anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937
costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi
substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do
tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de
Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a
Novoeste, que transporta cargas até hoje.
|
|
A ESTAÇÃO: A
estação de Pirajuí foi inaugurada em 1925 como ponta e
única estação do ramal de Pirajuí. Este seria o trecho
inicial de apenas dez quilômetros de um ramal que, saindo do km 75
da linha-tronco, no posto km 75, deveria cruzar o Tietê
e chegar a Novo Horizonte, com 90 km de trilhos. O
prolongamento nunca seguiu adiante. Menos de vinte anos depois, a
Noroeste decidiu integrar a estação ao tronco, e, em 1949,
entregou a nova estação já na linha-tronco. Essa retificação
alterou logicamente o traçado da linha, mas manteve a maioria das
estações, inclusive o posto que dava início ao ramal. Tendo tido
grande movimento nos tempos áureos, a estação hoje está abandonada
e parcialmente depredada, mas mantendo seus desvios ainda com
alguns carros estacionados.
|
|
|
|
A estação de Pirajuí em 1948, às vésperas da inauguração do
novo prédio, agora no tronco. Foto cedida por José H. Bellorio |
O saudoso trem de passageiros da Noroeste chega à estação, c.
1995. Foto José H. Bellorio |
Entrada da plataforma da estação, c. 1995. Foto José H.
Bellorio |
Fachada da estação, em 02/2001. Foto José H. Bellorio |
Placa da estação, em 02/2001. Foto José H. Bellorio
|
A estação, vista ao fundo, em 02/2001. Foto José H. Bellorio |
|
|