Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Turismo de Pirajuí SP

Noroeste do Brasil (1925-1957)
Refesa (1957-1996)
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí
ramal de Pirajuí - km 10,040 (1938)
Linha-tronco - km 73,900 (1949)             Inauguração: 15.11.1925

Uso atual: abandonada com trilhos

Data de construção do prédio atual: 1949

HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pirajuí foi inaugurada em 1925 como ponta e única estação do ramal de Pirajuí. Este seria o trecho inicial de apenas dez quilômetros de um ramal que, saindo do km 75 da linha-tronco, no posto km 75, deveria cruzar o Tietê e chegar a Novo Horizonte, com 90 km de trilhos. O prolongamento nunca seguiu adiante. Menos de vinte anos depois, a Noroeste decidiu integrar a estação ao tronco, e, em 1949, entregou a nova estação já na linha-tronco. Essa retificação alterou logicamente o traçado da linha, mas manteve a maioria das estações, inclusive o posto que dava início ao ramal. Tendo tido grande movimento nos tempos áureos, a estação hoje está abandonada e parcialmente depredada, mas mantendo seus desvios ainda com alguns carros estacionados.
     

A estação de Pirajuí em 1948, às vésperas da inauguração do novo prédio, agora no tronco. Foto cedida por José H. Bellorio

O saudoso trem de passageiros da Noroeste chega à estação, c. 1995. Foto José H. Bellorio

Entrada da plataforma da estação, c. 1995. Foto José H. Bellorio

Fachada da estação, em 02/2001. Foto José H. Bellorio

Placa da estação, em 02/2001. Foto José H. Bellorio

A estação, vista ao fundo, em 02/2001. Foto José H. Bellorio