Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Historia de Cambuci SP

 

Há pouco mais de cem anos, o Cambuci não passava de um pacato pouso de viajantes e tropeiros que seguiam pelo antigo Caminho do Mar, ligação do litoral ao planalto paulista.
A riqueza produzida pelo ciclo do café, e a política do governo brasileiro de atrair imigrantes para substituir a mão de obra escrava, gerou um grande fluxo de trabalhadores europeus para a capital de São Paulo.
O bairro do Cambuci acolheu grande leva desses imigrantes que, desembarcando no porto de Santos, acomodavam-se em pensões e vilas em bairros paulistanos como o Cambuci.
 


Nas duas últimas décadas do século XIX, ocorreu um processo natural de agrupamento da população estrangeira que, ao redor da antiga Chácara da Glória, criou condições para a formação do bairro. A existência das várzeas, com seu nítido caráter operário, em razão da proximidade e concentração das primeiras industrias que vieram a formar o grande parque fabril da capital de S.Paulo, aumentou as condições de reunião desses imigrantes. Não existindo qualquer infra-estrutura pública, a própria população trabalhadora abria ruas e erguia casas, transformando a paisagem urbana da região, o que favoreceu um considerável adensamento populacional.
Em maio de 1900, a chegada do bonde elétrico da empresa inglesa Light & Power causou um grande alvoroço. Os antigos veículos puxados a burro estavam com seus dias contados. No Cambuci, a Light instalou suas Oficinas Gerais, criando emprego para grande parcela da população.
Aos poucos, consolidava-se o perfil do bairro: um misto de residências, comércio e serviços que, por sua relativa proximidade ao centro da cidade, permaneceu com essas características até os dias atuais.
Alguns dos festejos religiosos mais tradicionais da cidade tiveram início no bairro do Cambuci. Até hoje, são famosas as festas cristãs e pagãs do bairro como o Carnaval, as quermesses e a malhação do Judas.
Outra característica curiosa do bairro foi a de reunir os primeiros times de futebol de várzea, esporte trazido ao Brasil pelos ingleses no final do século XIX.

Texto Original: Valentim de Souza, 2001.
Fonte: Acervo Júlio Abe.
Revisão: Fabio de Paula, novembro de 2002.