Historia
de Urussanga SC
Urussanga foi o principal núcleo da
então colônia italiana de Azambuja, fundada em 25/04/1877. Em 26/05/1878
chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos em Urussanga,
provenientes do norte da Itália. Estes eram, na grande maioria, Vênetos,
os quais juntamente com outros da Lombardia, Friuli-Venezia Giulia e
Trentino Alto Adige, formaram o maior centro de imigrantes no sul de Santa
Catarina.
A economia inicialmente era baseada na
agropecuária, passando mais tarde à extração do carvão mineral e indústria
do vinho. Atualmente diversificada, a economia de Urussanga abrange, entre
outras áreas: cerâmica, móveis, plásticos, equipamentos agropecuários.
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Brasão da Cidade |
Urussanga realiza, bienalmente, a FESTA DO VINHO,
a qual se caracteriza como um dos mais expressivos eventos da etnia
italiana. A cultura italiana ainda vive através da arquitetura, dialeto,
culinária e costumes, destacando a cidade como um importante centro
turístico-cultural do estado de Santa Catarina e do Brasil.
A cidade situa-se na região sul de Santa
Catarina, 18km ao norte de Criciúma e 185Km ao sul de Florianópolis.
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Embora
seja conhecida tradicionalmente pela sua Festa do Vinho e preservação
da cultura italiana, Urussanga tem uma diversificada oferta de
produção de várias áreas com destaque para a agricultura e a pecuária.
Nos últimos anos a produção de pêssego se firmou no município, seguida
pelas culturas de ameixa, feijão, milho, fumo, mandioca e
hortigranjeiros. |
Com natural vocação para o turismo, a cidade também está apostando no
turismo rural, uma forma de diversificar as fontes de arrecadação e de
divulgar ainda mais o seu potencial.
Na pecuária o maior destaque é a produção de bovinos e suínos, mas
estão em ritmo rápido de implantação a avicultura e a piscicultura.
Em São
Pedro fica a Vinícola Mazon, tradicional produtora de vinhos que nos
últimos anos montou uma pousada e agora está com projeto de criação de
um Shopping Rural, visando reunir os produtos e serviços da comunidade
de São Pedro para oferecer aos visitantes. |
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O grande atrativo seria a oferta de produtos típicos da região que
são os queijos, vinhos, salames, compotas, doces, pães caseiros, entre
outros. "para lazer estamos criando trilhas ecológicas e pesque-pague,
tudo tendo como objetivo principal mostrar que as coisas da terra são as
que possuem maior valor. Além do turista, quem fica satisfeito é o próprio
agricultor, que tem mais uma fonte de renda", diz Patrícia Mazon, Diretora
da Vinícola.
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