Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

História Alfredo Wagner SC

 

 

As primeiras tentativas de colonização de Alfredo Wagner foram feitas por 19 soldados, nas proximidades do Morro do Trombudo. A empreitada, porém, não teve êxito devido à neve abundante e às chuvas que por três anos assolaram a região. Augusto Lima, em 1893, estabeleceu-se na barra dos rios Adaga e Caeté, acompanhado de alguns colonos. O local passou a se chamar Barracão - o primeiro nome de Alfredo Wagner. O nome atual é uma homenagem a um dos homens que mais trabalhou pela emancipação político-administrativa do município, desmembrado de Bom Retiro.


  As histórias sobre Alfredo Wagner são bastante curiosas. No início da década de 1990, professores da Universidade Federal de Santa Catarina descobriram ali fósseis de Mesossauro, um réptil que viveu há 220.000.000 de anos. E a terra, marcada pela neve, tem um candidato a santo: o Soldadinho, que morreu em 1893, quando fugia, junto com um grupo de soldados, de possíveis vinganças da Revolução Federalista. Doente, ele se perdeu do grupo e foi encontrado dias mais tarde, congelado. O túmulo, construído no local, é muito visitado e os moradores mais antigos acreditam que o Soldadinho faz milagres...
  Na zona rural, onde moram 40% da população, a água é extraída de poços artesianos ou fontes naturais e a eletrificação atinge 85% das propriedades. Para conter o êxodo, a prefeitura está incentivando o aumento da produção agrícola, através de programas específicos e implantou, há cerca de um ano, um convênio com um abatedouro de Rio do Sul para criação de suínos, em sistema de parceria, pelas famílias dos agricultores. A prefeitura também adquiriu resfriadores de leite e está intermediando a venda do produto em quatro empresas de grande porte.
  Por possuir um dos melhores acessos do estado e uma localização privilegiada que triangula uma distância média de 80 quilômetros com as cidades de Lages, Florianópolis e Rio do Sul, a administração municipal também, aposta numa rápida industrialização da Cidade a partir dos próximos anos e, por isso, está oferecendo isenção total de impostos e tributos municipais até a cessão de terreno para instalação da unidade fabril.