ECONOMIA
Segunda cidade em importância econômica
do país, o Rio de Janeiro abriga instituições financeiras influentes, onde
opera o mais importante banco nacional de investimentos, o BNDES; 50 das
maiores empresas privadas do Brasil: a Companhia Siderúrgica Nacional, a
Vale do Rio Doce, a Gillette, a Unisys, a Embratel. Considerada a capital
brasileira do petróleo reúne, além, da agência nacional reguladora, a
Petrobras, Shell, Exxon e Texaco. É no conjunto da economia que o Rio
apresenta sua característica de metrópole global, cidade de serviços,
centro do comércio nacional, celeiro de inovação tecnológica, com empresas
de pequeno, médio e grande portes e forte mercado consumidor.
Turismo e informática são duas vocações
em franca expansão. Os milhões de turistas que visitam anualmente o Rio,
encontram na cidade uma sólida e confortável rede hoteleira.
Na Informática o Rio é o segundo mercado
brasileiro. Cerca de quatro mil empresas desenvolvem software na cidade,
são empresas que crescem anualmente a taxas superiores a 15%.
Na administração municipal, o Rio tem
receita própria, o que garante à cidade boa margem de autonomia em relação
às políticas tributárias do Estado e da União. A cidade tem um PIB de
R$61,6 bilhões e é a segunda maior arrecadadora de impostos de todos os
municípios brasileiros.
Esta é a economia da grande metrópole que
é o Rio de Janeiro.
INFRA-ESTRUTURA
A população do Rio de Janeiro é, de
acordo com o censo de 2000, 100% urbana, possuindo um total de 5.848.914
habitantes. Este é um elemento que marca há décadas o perfil do município
que tinha um total de 5.552.538 habitantes, segundo a contagem de 1996.
Essa característica faz com que a infra-estrutura urbana seja bastante
razoável em alguns aspectos: na rede de água canalizada, na iluminação
pública, no escoamento sanitário. Além disso, a cidade dispõe de gás
canalizado, especialmente em sua região central. De um total de cerca
1.710.000 domicílios mais 300.000 em favelas, 95% tem água canalizada e
69% é atendido com rede de esgoto.
O serviço de limpeza pública e remoção de
lixo é realizado pela COMLURB - Companhia Municipal de Limpeza Urbana e a
coleta domiciliar atende a 96% das unidades habitacionais e comerciais.
TRANSPORTE
Na área de transportes, a cidade é bem
servida em suas ligações externas. Vias expressas, largas avenidas,
túneis, pontes, viadutos servem ao tráfego de veículos sempre intenso.
Automóveis, ônibus, táxis, metrô, trens, barcas e até bondes garantem a
locomoção da população.
O fluxo do trânsito nas cerca de 19.400
ruas da cidade é assegurado pela Companhia de Engenharia de Tráfego que
trabalha com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Estado. A
circulação de veículos é monitorada, nas principais vias, por câmeras de
vídeo, ligadas à Central de Controle de Tráfego por Área, capacitada a
realizar alterações, em tempo real, na sinalização dos semáforos.
As vias expressas: Linha Vermelha, com
21,4km de extensão, liga o Centro da cidade à Rodovia Presidente Dutra, na
Baixada Fluminense e o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim à
zonal sul, através do Túnel Rebouças. Por ela circulam, diariamente cerca
de 160 mil veículos; a Via Light, com 10,8km é a opção que aproxima o
vizinho município de Nova Iguaçu ao subúrbio carioca da Pavuna e a Linha
Amarela, arrojada obra de engenharia, reduziu, a menos de meia hora, o
percurso de automóvel, entre a Barra da Tijuca e a Baixada Fluminense. Ao
longo de seus 25km, que ligam a zona oeste à zona norte, encontram-se
viadutos, pontes, passarelas, praças e os túneis da Covanca. Esta via
expressa desafogou a Avenida Brasil, aliviou a Avenida das Américas, a
Auto-Estrada Lagoa-Barra e a própria Linha Vermelha. O ônibus é o meio de
transporte utilizado por 77% da população do Rio de Janeiro e conta com 49
empresas, que operam 449 linhas regulares, com uma frota de mais de oito
mil veículos. Outros 899 ônibus ligam o Centro a diversos bairros da
cidade, em 88 linhas especiais.
O metrô do Rio é pequeno e foi
recentemente privatizado sob regime de concessão e opera apenas com duas
linhas, por onde trafegam 26 trens para transportar diariamente, em média,
400 mil passageiros. Automóveis e táxis são responsáveis por 14% do
transporte da cidade. No Rio de Janeiro circulam perto de 20 mil táxis
regulares, quase todos com ar refrigerado. A maioria das 17 cooperativas e
54 associações de taxistas atende a chamados por telefone.
Os trens suburbanos, importante meio de
transporte dos moradores da zona norte e região metropolitana, são
operados pela concessionária privada SuperVia, com um movimento diário
médio de 240 mil passageiros. Trafegam por uma malha que alcança outros
nove municípios: Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, São João de
Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e Paracambi.
Cerca de 1% da população do Rio de
Janeiro viaja pelas águas da Baía de Guanabara, no percurso entre o Rio e
as ilhas de Paquetá e do Governador e a cidade de Niterói. O transporte
pela baía é feito por barcas, aerobarcos e catamarãs.
AEROPORTOS
Dois principais aeroportos garantem o
tráfego aéreo: o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, na
Ilha do Governador, recentemente duplicado, e o Aeroporto Santos Dumont,
no Centro da cidade, para vôos domésticos. Ônibus de linhas regulares e
especiais, táxis comuns e cooperativados facilitam o acesso ao aeroporto
internacional, que opera vôos para 24 cidades brasileiras e 85 do
exterior, por intermédio das principais companhias aéreas do mundo.
Moderno, seguro, bem equipado, o Aeroporto Antônio Carlos Jobim, com dois
terminais de passageiros e um de carga, é o principal portão de entrada de
turistas que chegam ao Brasil. Oferece uma infra-estrutura comercial com
amplo estacionamento 24 horas, lojas, restaurantes, lanchonetes, hotel,
dutyfree e agências para câmbio.
O Aeroporto Santos Dumont localiza-se no
Centro da cidade e a menos de 20 minutos da rede hoteleira da zona sul.
Táxis e ônibus especiais estão disponíveis para percorrer qualquer
trajeto.
Das pistas do Santos Dumont pousam e
decolam os vôos domésticos, ligando o Rio a diversas cidades brasileiras,
entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O maior movimento é para
o trecho Rio-São Paulo, onde operam as companhias aéreas Varig, Vasp,
Transbrasil e Tam, com vôos a cada 30 minutos, intervalo que cai nos
horários de pico.
PORTOS
O Porto do Rio de Janeiro, localizado no
Centro, tem um bom número de paradas de transatlânticos que incrementam o
turismo da cidade. Além disso possui armazéns e terminais para petróleo e
produtos petroquímicos, que movimentam cerca de 14 milhões de
toneladas/ano de mercadorias, entre importações e exportações.
O Porto de Sepetiba, na região sudoeste
da cidade contribui para dotar o Rio de infra-estrutura decisiva à
competitividade econômica, podendo receber embarcações de até 150 mil
toneladas.
RODOVIAS
O Rio alcança as grandes cidades do país
e algumas da América do Sul, por rodovias nacionais. A mais importante das
rodovias nacionais é a BR-116, a Presidente Dutra, que liga a cidade a São
Paulo e de lá, à região sul e aos países do Mercosul. Aberta em 1928, tem
402km de extensão, sendo 171km no Rio de Janeiro. A BR-101, litorânea,
passa pelo Rio de Janeiro e se estende desde o Rio Grande do Sul até o Rio
Grande do Norte. Há ainda a BR-40, que leva a Belo Horizonte e Brasília e
a Rio-Bahia, continuação da BR-116. O acesso ao interior do estado é feito
ainda por rodovias estaduais. Do Terminal Rodoviário Novo Rio, partem e
chegam, diariamente, mais de 1.600 ônibus que se utilizam dessas estradas.
SAÚDE
Na área de saúde, o Rio de Janeiro conta
com hospitais públicos e unidades parahospitalares. O SUS - Sistema
Unificado de saúde, opera com uma rede pública de 89 unidades
hospitalares, entre municipais, federais, estaduais, privados e outros,
perfazendo um total de aproximadamente 15.000 leitos.
EDUCAÇÃO
O índice de alfabetização é o mais alto
do país e superior a 95%.
A rede pública municipal de educação
possui 1029 escolas, com 700 mil alunos e 30mil professores.
O ensino fundamental municipal, com mais
de mil escolas, 31 mil professores e 678 mil alunos é o maior da América
Latina e, conta ainda, com 101 escolas estaduais, 13 federais e 114
particulares. O sistema público de ensino médio, mantido pelo governo
estadual, conta com 182 estabelecimentos, acrescido de 11 federais . A
este somam-se 405 estabelecimentos particulares. Já o ensino supletivo,
também estadual, possui 175 escolas, mais uma federal e 112 particulares.
O Rio de Janeiro é dotado de instituições de ensino profissionalizante,
Senai, com 10 estabelecimentos e Senac, com 27 estabelecimentos e uma
escola de circo, a única do país. Tudo isso juntando-se ao conjunto de
ensino superior, formado por seis universidades públicas e 50 escolas
privadas de nível superior, além de 62 instituições de pesquisa e
desenvolvimento e centros de excelência, cursos de pós-graduação,
incluindo mestrado e doutorado fazem do Rio de Janeiro o maior centro
tecnológico e educacional do Brasil.
A tradição do Rio de Janeiro no campo
educacional remonta ao período de fundação da cidade, com a criação, na
segunda metade do século XVI, do Colégio dos Jesuítas, no Morro do
Castelo, o Colégio Santo Inácio, que hoje funciona no bairro de Botafogo.
Entre as instituições centenárias que desempenham papel significativo na
formação educacional destacam-se o Colégio Militar, o Colégio Pedro II, o
Instituto de Educação. Outros estabelecimentos de ensino com larga
tradição são o Instituto Nacional de Educação de Surdos, o Instituto
Benjamim Constant, pioneiro no ensino a portadores de deficiência visual e
a Escola de Música, a primeira criada no país. No segmento de ensino
superior público, o Rio reúne a Universidade Federal, a Universidade do
Estado do Rio de Janeiro, incluindo instituições militares tais como o
Instituto Militar de Engenharia, a Escola de Comando e Estado-Maior do
Exército e a Escola Superior de Guerra.
Dentre os centros de conhecimento
avançado de renome, no Brasil e no exterior, estão a Fundação Oswaldo
Cruz, no campo da medicina e da biologia; o Instituto Universitário de
Pesquisas do Rio de Janeiro, na ciência política e na sociologia; a
Fundação Getúlio Vargas, em economia e administração; o Instituto de
Matemática Pura e Aplicada, o Laboratório de Informática da Pontifícia
Universidade Católica e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
SEGURANÇA
O Rio possui um contingente de
aproximadamente 6.000 profissionais que compõe a Guarda Municipal, atuando
na proteção de bens, instalações e serviços e visando o controle da
qualidade de vida da cidade. A GM-RIO também, mantém o Grupo de Apoio ao
Turista que, além de atender ao visitante, seus componentes, distribuídos
em 16 inspetorias, dão apoio à população de toda a cidade.
Nas Polícias Civil e Militar, a cidade
conta com batalhões de Polícia Militar e Destacamentos de Policiamento
Ostensivo, delegacias de polícia, penitenciárias e presídios.
OUTROS SERVIÇOS
O Rio de Janeiro é detentor de um sem
número de agências e postos de correio, telefonia fixa e celular e um
Teleporto - empreendimento administrado pela Prefeitura do Rio e
operacionalizado pela Embratel e Telemar com equipamentos de computação e
telecomunicação de ponta, conectados com o mundo 24 horas por dia. Através
do Teleporto, empresas, profissionais liberais, universidades e demais
setores de pesquisa podem transmitir e captar, em tempo recorde a mais
variada gama de informações tendo como meios as transmissões de dados, voz
e imagem.
O comércio da cidade é variado da zona
sul a zona norte. No Centro, em Copacabana, Ipanema e Leblon, áreas de
maior movimentação turística, oferece oportunidades de compras a preços
convidativos, sendo que Ipanema e Leblon são voltados mais para as grifes
famosas com ofertas cotadas pelo dólar americano, portanto os valores das
mercadorias são bem mais elevados. Em Copacabana o comércio é tão popular
quanto o bairro. De jóias finas a bijuterias, de pronta-entrega a grifes,
Copacabana tem de tudo. Brasileiro ou estrangeiro, quem visita o Rio
encontra opções para comprar todo o tipo de produto.
No entanto, o comércio carioca apostou
mesmo na construção de shopping centers, dos quais o bairro da Barra da
Tijuca é o maior detentor. Nos shoppings, em geral, encontram-se lojas de
decoração, moda, livros, discos, souvenirs, grifes internacionais e
famosas marcas brasileiras, que fazem um show de moda para todos os
gostos. Um típico shopping do Rio tem, também, praças de alimentação,
teatros, cinemas, espaços para shows e um mundo de atrações para o lazer
do visitante.
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