Feitas pelos santeiros
de Ibimirim, pequeno município semi-árido pernambucano, as imagens
religiosas entalhadas em madeira nobre, a umbuarana, são a expressão
de sua notoriedade.
A comercialização "a todo o custo" desconsiderou os aspectos culturais
dessa produção. Porém, os santeiros e seus aprendizes estão empenhados
em preservar esse "saber", fazendo de sua cidade uma vez mais, um pólo
desse artesanato singular. |
|
São Pedro e São Francisco
dos mestres
Pedro Ferreira e Nivaldo, respectivamente.
|
|
Outra cidade que necessita revitalizar a sua arte é Tracunhaém. Localizada na zona da mata, o município é famoso por sua cerâmica utilitária e figurativa - esta oriunda do repertório de brinquedos que as crianças modelavam com sobras de argila.
|
|
Olaria compeças produzidas em
série,
em Tracunhaém.
|
Pietá em argila do Mestre
Zezinho
em Tracunhaém.
|
500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural
Centro de Prod. Cult. Mamulengo Só-Riso - R. Treze de Maio, 117 - Carmo - CEP 533020-170 - Olinda / Ibimirim / PE.
Fundação Quinteto Violado - R. da Moeda, 93, 1º andar, Recife Antigo - CEP 30030-040 - Recife / Serrita / Bezerros / PE.
Mestre Zezinho - (81) 6461106 - Tracunhaém / Pernambuco. |
|
|
Não
solte fogos,
eles causam câncer e atacam o
sistema neurológico e psicológico
das crianças, matam, maltratam e
adoece animais e humanos.
Não frequente zoológico, não compre
animais, você consumidor é o culpado
pela sua extinção, sem animais e sem
florestas não há como sobreviver... |
|
|
'Não estamos
sozinhos neste planeta', ou
dividimos espaço com outras criaturas ou
morreremos, tenha consciência disso. Proteger as
árvores, animais, rios e mares é um dever
cívico. Faça sua parte, todos seremos
responsabilizados pelo que estamos fazendo de
mal a natureza. |
|
Conheça
o
Ache
Tudo e Região
o portal
de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos
diversidade de informações úteis
ao seu dispor. Seja bem
vindo, gostamos de
suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a
melhorar a cada ano.
|
|
|