Localização e Dados Gerais Ananindeua PA O Município de Ananindeua pertence à Mesorregião Metropolitana de Belém e a Microrregião Belém. A sede Municipal, tem as seguintes coordenadas geográficas: 01º 21’ 58” de latitude Sul e 48º 22’ 22” de longitude Oeste de Greenwich.
LIMITES
Ao Norte - Município de Belém Ao Sul - Rio Guamá A Leste - Município de Benevides A Oeste - Município de Belém
SOLOS
Os solos do município são caracterizados como Concrecionários Lateríticos Indiscriminados distróficos, textura indiscriminada, Latossolo Amarelo distrófico, textura média.
VEGETAÇÃO
A vegetação é caracterizada pela floresta secundária, em vários estágios, proveniente do desmatamento executado na área, para o cultivo de espécies alimentícias de ciclo curto (milho, Mandioca, etc.). Nas áreas sujeitas à inundação margeando os rios, está presente a vegetação de várzea, com suas espécies típicas, como a virola ou ucuúba, a andiroba, o açaí e o miriti ou buruti.
PATRIMÔNIO NATURAL
O desmatamento alcançou 78,03% até o ano de 1986, de acordo com as imagens LANDSAT-TM. Os principais acidentes geográficos e que devem ser preservadas são os rios Benfica, Maguari-Açu e Guamá e igarapés: Aurá e Uriboquinha. É de fundamental importância a preservação do manancial de águas do Utinga para garantir a boa qualidade e quantidade de água, necessária ao abastecimento de Belém e, parte deste, encontra-se no Município de Belém.
GRAFIA
O Município apresenta um relevo relativamente uniforme, com pouquíssimas oscilações altimétricas, sendo que sua cota média gira em torno de 16 metros.
GEOLOGIA E RELEVO
O arcabouço geológico é representado pelos sedimentos Terciários da Formação Barreiras, e do Quaternário Subatual e Recente. O relevo apresenta níveis baixos, representados pelas várzeas, terraços e, dominantemente, pelos baixos platôs, inseridos na unidade morfoestrutural do Planalto Rebaixado da Amazônia (Baixo Amazonas).
HIDROGRAFIA
A hidrografia do município é representada pelos rios Guamá ao Sul, fazendo limite com Belém; o Maguari-Açu, ao Norte e o Benfica a Nordeste limitando com Benevides. Para o Guamá vertem o rio Água Preta, limite natural, a Oeste, com o Município de Belém; o rio Uriboquinha, o qual, em todo o seu curso, serve de limite parcial com Benevides; e o igarapé Aurá. O rio Maguari-Açu deságua no furo do Maguari e forma limite natural, a Noroeste, com o Município de Belém. Ao Norte, encontram-se as ilhas João Pilato, Santa Rosa e Sassunema.
CLIMA
O clima é similar ao de Belém, megatérmico, úmido, temperatura elevada em torno de 25ºC, pequena amplitude térmica. O regime pluviométrico está em torno de 2.250 a 2.500mm com chuvas regulares, com maior concentração de janeiro a junho. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.
Cultura
Ananindeua é um dos municípios mais importantes do Pará. A população de Ananindeua tem como maior manifestação religiosa a festa do Círio , em homenagem à Santa padroeira, Nossa Senhora das Graças, comemorada no terceiro domingo de julho, sendo que esse evento representa a maior expressão popular do Município. As manifestações da cultura popular são representadas por boi-bumbás, pássaros e quadrilhas juninas, presentes em algumas comunidades locais. Anteriormente caracterizado por empalhos e paneiros, o artesanato de Ananindeua é, hoje, praticamente inexistente no Município. A Biblioteca Municipal, por sua vez, representa o único equipamento cultural de que o Município dispõe, para salvaguardar a história e a cultura local. |