Home / Pesquisar / Úteis  / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

  BRASIL 



Não é só o canudinho plástico, é a pesca também

Grandes animais marinhos estão entrando na lista de extinção de forma cada vez mais acelerada. No topo, espécies como baleia-azul, pinguim-imperador, tartaruga-de-pente, tubarão-martelo e a vaquita, uma espécie rara de golfinho endêmica do Golfo da Califórnia.

Diante da informação, é difícil não lembrar das imagens de canudinhos presos ao sistema respiratório das tartarugas, mas dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que eles participam com apenas 0,03% da poluição oceânica.



O problema crônico está na pesca. Além de contribuir com 46% dos plásticos boiando nos mares (redes e outros equipamentos) a atividade tem impactos nefastos na matança acidental dos animais e no desequilíbrio do ecossistema.

Fornecido por IstoÉ

TARTARUGA-DE-PENTE População: redução de 80% no último século. Ameaça: indústria de alimentação, decoração e modas.




TUBARÃO-MARTELO População: queda de 90% desde a década de 1980. Uso: indústria de alimentação.




BALEIA-AZUL População: 3 mil animais vivos. Ameaça: indústria de alimentação e cosmético



PINGUINS-IMPERADORES População: 20% a menos até o fim do século. Ameaça: degelo.




VAQUITA (PHOCOENA SINUS) População: menos de 50. Ameaça: redes de pesca.



De acordo com o documentário Seaspiracy, lançado pela plataforma de streaming Netflix em março, mais de 300 mil baleias e golfinhos são mortos por ano como resultado da captura acidental pela pesca industrial.

Um só barco de pesca de atum mata cerca de 45 golfinhos para pegar oito atuns. Para tentar reduzir o volume de plásticos que chega aos mares, hoje estimado em 11 milhões de toneladas/ano, a ONU trabalha na campanha Mares Limpos. Mais de 60 países já aderiram. O Brasil não está na lista.







Não estamos sozinhos
, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 12 dezembro 2023.