Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Turismo de Trairi Ceará

 


Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú
Com 36 quilômetros divididos em quatro praias, o Trairi é um dos pontos mais atraentes do litoral cearense. As praias são Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú, todas com acesso fácil e infra-estrutura compatível com o lugar, que preserva suas características rústicas para manter o ambiente natural de colônia de pescadores.
É fácil percorrer o caminho ecológico que une as praias, por via asfaltada, e escolher a melhor pousada para ficar em harmonia com a natureza. É um destino para românticos, ecologistas ou pessoas que querem apenas descansar num lugar calmo.
Vive-se o dia intensamente e curte-se a noite da melhor forma: numa rede na varanda, contemplando a lua ou contando as estrelas em total calmaria.Trairi fica no litoral oeste do Ceará, a 120 quilômetros de Fortaleza.
Um litoral com recorte singular, englobando enseadas, manguezais, foz de rio e fauna onde se destacam pássaros exóticos. O cenário oferece dunas branquíssimas, lagoas de águas límpidas e coqueiral.
O acesso às praias do Trairi é rápido e fácil. Basta seguir pela rodovia Costa do Sol Poente. O litoral fica a poucos quilômetros da sede do município. O visitante, então, faz a escolha entre as quatro praias: Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú. As praias são ligadas por via asfaltada e podem ser curtidas sem grandes deslocamentos ou longos períodos de permanência.
Na chegada ao litoral do Trairi, a estrada se divide em duas. À esquerda ficam as praias de Emboaca e Mundaú. À direita, estão Fleicheiras e Guajiru. Em qualquer direção, o visitante faz sua opção de lazer e diversão ou simplesmente de descanso. O ambiente é de plena harmonia com a natureza, habitado por gente simples e hospitaleira.
Emboaca ainda não tem infra-estrutura, mas vale a visita à praia limpa com piscinas naturais na maré baixa. Mundaú é a praia mais estruturada para receber visitantes. O mar calmo e limpo convida ao banho refrescante. Na maré baixa, não dispense o passeio de catamarã até as piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Nadar ao lado de peixinhos multicoloridos é um prazer inesquecível.
Ainda em Mundaú, outro passeio imperdível é seguir de catamarã pelo rio Mundaú, com paradas para banho na praia dos Quatro Coqueiros ou “Só Love” e no Buraco do Camurupim. O visual envolve dunas, manguezal, ilhas, salinas e aves exóticas. À noite, a opção é o bate-papo com nativos.
Quem já conhece as praias do Trairi garante: vale a pena desbravar a região, em especial nas férias, com tempo de sobra para se divertir ou simplesmente descansar.

Guajiru
Belíssima Praia habitada por nativos
Excelente Praia a apenas 18 km do Centro da Cidade de Trairi, por estrada asfaltada e de excelente qualidade. Com vasta faixa de areia e emoldurada por verdejante coqueiral. O lugar é ideal para o lazer de famílias. Pode-se passear pelas dunas brancas. Com o apoio dos pescadores, é possível realizar pesca artesanal. Aproveite para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças para decoração de ambientes diversos.
Em Guajiru, a sensação é de que o tempo parou. A combinação natural de areia e coqueiros não só enche os olhos como liberta o corpo dos hábitos urbanos. É gostoso caminhar na praia com os pés descalços e curtindo a imensidão da paisagem.

CamurupimRegata

Este peixe é um Camurupim
Esta foto foi tirada na Praia do Guajiru no dia 15/11/2001.
Peixe teleósteo, isospôndilo, da família dos elopídeos (Tarpon atlanticus (Val.)), da costa norte do Brasil. Coloração prateada; as escamas grandes, brilhantes e com um segmento prateado. Chega a 2 m de comprimento e costuma penetrar no estuário dos grandes rios, seguindo as marés.(Dicionário Aurélio)
 

Flecheiras
Belíssima Praia habitada por nativos
Na praia de Fleicheiras, o grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos arrecifes em maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. O mar calmo se alia ao vento constante e oferece as condições ideais para a prática de esportes náuticos, em especial o windsurf. Aproveite a presença na praia para subir as dunas e apreciar o visual, além de descobrir pequenas e grandes lagoas no meio do areal.
Fleicheiras tem mar calmo e vento constante que favorece a prática de esportes náuticos. Outra opção são os passeios de jangadas e paquetes. Com maré baixa, há formação de piscinas naturais, ideal para um banho de mar tranqüilo. Para variar a diversão, há passeios orientados por trilhas ecológicas. As dunas são um convite à contemplação do pôr-do-sol.
Mais informações sobre
Flecheiras
 

Flecheiras Lagosta

Emboaca
Belíssima Praia habitada por nativos
Excelente Praia a apenas 10 km do Centro da Cidade de Trairi, por estrada asfaltada e de excelente qualidade. Contando com diversas pousadas. Habitada em sua maioria por pescadores.

 

By Rude By Toni

Mundaú
O paraíso pode estar mais perto do que se imagina. A 140 quilômetros de Fortaleza, e a apenas 17 km do Centro da Cidade de Trairi, no litoral oeste do Ceará, está a praia de Mundaú. Ali, a natureza promoveu um encontro de rara beleza: a união entre o rio e o mar, as dunas e os coqueirais. Mundaú é um lugarejo que nasceu da pesca. Distrito de Trairi, cresceu, ganhou movimentação turística, mas não perdeu o ar pacato.
Um passeio de barco pelo rio Mundaú é uma boa maneira de conhecer as belezas da região. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral. Pode admirar a grandiosidade das dunas e, quem sabe, desvendar alguns mistérios da natureza.
Em Mundaú, as belezas estão por toda parte e, em meio aos nativos da região, tem sempre alguém disposto a falar do lugar, a revelar os encantos de uma das praias mais bonitas do Ceará.
 

Bela Praia de Mundaú Bela Praia de Mundaú

JÓIA DO TRAIRI
Um destino apaixonante
Ainda na estrada que leva a Mundaú dá para perceber a proximidade da natureza, a exuberância do mar, a imponência das dunas. A localização da praia não poderia ser mais generosa. Para qualquer lado que se olhe é difícil não se deparar com uma bela paisagem.

Muitos trechos da orla da Mundaú são acompanhados por um verde intenso, de uma mata virgem e de um extenso coqueiral. São dez quilômetros de litoral, com uma larga faixa de areia, que permite ótimas caminhadas e a prática de esportes, como um bom bate bola. As inúmeras piscinas que se formam na maré baixa são uma atração a parte em Mundaú.

“Passo horas e horas de molho nestas piscinas. Tomar banho aqui é mais gostoso e mais seguro. É um bom programa para fazer com toda a família”, avalia o engenheiro cearense Figueiredo Júnior, entre um mergulho e outro. Ele descobriu Mundaú e se apaixonou pelo lugar.

A farmacêutica Lindalva Souza também ficou encantada com a praia de Mundaú. “Em alguns lugares do Brasil o mar é bonito, mas não é legal para se tomar banho. Em Mundaú, além de belo, o mar é gostoso para mergulhar. É raso, calmo e, para completar, tem piscinas naturais maravilhosas”, destaca.

O pôr-do-sol na Barra do Rio Mundaú é outro programa inesquecível. “Gastei quase um filme inteiro aqui. Quando o sol está se pondo, tudo parece mais bonito. O mar e as dunas ganham um colorido diferente e encantador”, avalia a universitária Ana Magalhães, de Parnaíba, no Piauí. Quem mora na região já se acostumou com o entusiasmo dos turistas. “Os que vêm de fora dizem que têm inveja da gente. Todos querem saber como é morar neste paraíso. O que posso dizer é que não conheço muitos outros lugares, mas sou muito feliz aqui”, comenta o mestre Gabriel, que mora há mais de 50 anos na praia.

Mundaú é o maior distrito de Trairí, município com cerca de 50 mil habitantes. O lugarejo nasceu como uma pequena vila de pescadores. Cresceu, ganhou movimentação turística, mas não perdeu o ar pacato. “Não vejo violência por aqui. Nossa gente é pacata”, informa mestre Gabriel, pescador da região.

A mistura de belezas naturais com uma vida tranqüila é o que mais encanta o turista, que paulatinamente, vão descobrindo a praia. “As pessoas estão, mais do que nunca, descobrindo Mundaú. Com freqüência, recebemos grupos de turistas do Sul do Brasil e de fora do país, principalmente de Portugal”, informa o hoteleiro Rômulo Rôla, da Pousada das Marés, uma das maiores da região. Segundo ele, a melhoria da rede hoteleira da região também contribuiu para a movimentação em Mundaú. “O turista gosta de comodidade e conforto”.

Os pratos típicos de Mundaú podem ser considerados outro atrativo do lugar. Um bom peixe encontra-se facilmente em qualquer barraca de praia, como a Mirante dos Corais e a Sombra dos Coqueiros. Os frutos do mar são a especialidade em Mundaú, incluindo diversos pratos à base de camarão. Quem prefere pratos mais exóticos, deve experimentar o sarrabulho, no mercado da vila. Simples e com acabamento rústico, o local oferece comidas mais regionais.

O turista aproveita a presença em Mundaú para conferir de perto as delicadas peças de renda de bilro e labirinto criadas por mulheres da comunidade. Também é interessante observar o trabalho de fabricação de embarcações à beira-mar. Uma opção de lazer imperdível na praia é o passeio de carro pelas dunas da região. Assim, fica mais fácil contemplar a paisagem de Mundaú, com destaque para as dunas, coqueirais, mangues e lagoas.

Outra excelente pedida é fazer o passeio de barco pelo rio Mundaú em catamarã coberto, a motor, dotado de som e serviço de bar e restaurante. O catamarã tem capacidade para 30 pessoas sentadas. O passeio começa na Barra do Mundaú. Depois de avançar cinco quilômetros rio adentro, o barco retorna ao ponto de partida, num percurso de dez quilômetros feito em duas horas.

Nos finais de semana, a praia de Mundaú sempre ganha movimentação extra. Nas férias, os turistas chegam de todos os lugares do mundo. Mas o período de maior movimentação acontece no final do ano. São pessoas que procuram começar o ano em um lugar paradisíaco. “O atrativo desta praia é muito grande. Por conta disso, o reveillon da Pousada das Marés agora é tradição em Mundaú”, diz Rômulo. Outro período de grande movimento na região é durante a festa do padroeiro, no final de setembro. As belezas naturais, porém, estão lá em qualquer dia, durante todo o ano. Vale a pena conferir!
Matéria veiculada no Jornal Diário do Nordeste de 08/11/2002.

Mundaú Vista Aérea