-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  GEOGRAFIA DE LIMOEIRO DO NORTE  
Ouças boas musicas
   

Limoeiro do Norte é um município brasileiro, no estado do Ceará, na Região Nordeste do Brasil. Localizado na Mesorregião do Jaguaribe, na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe. É a cidade-polo da Região Jaguaribana por conta de seu forte comércio, estratégica localização geográfica e pioneirismo em serviços públicos e privados de educação e saúde.

O município é conhecido também como a Terra das Bicicletas, pelo elevado número de bicicletas no Século XX, além de ser comum que crianças aprendam muito cedo a andar de bicicleta. Em razão de suas belezas naturais e seu vanguardismo nas áreas religiosas e educacionais, o município também ficou conhecido como a "Princesa do Vale".

Aniversário 30 de agosto
Fundação 1897
Gentílico limoeirense
CEP 62930-000
Limoeiro do Norte
Localização de Limoeiro do Norte no Brasil
05° 08' 45" S 38° 05' 52" O
Unidade federativa Ceará
Mesorregião Jaguaribe
Microrregião Baixo Jaguaribe
Municípios limítrofes Norte: Russas e Quixeré, Leste: Governador Dix-Sept Rosado, Sul: Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Oeste: Morada Nova
Distância até a capital 198 km
Características geográficas
Área 751,535 km²
Distritos Limoeiro; Bixopá e Tomé
Densidade 74,87 hab./km²
Altitude 70 m
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,682 (CE: 8º) – médio PNUD/2010
PIB R$ 402 180,000 mil IBGE/2010
PIB per capita R$ 7 145,92 IBGE/2010


Bandeira de Limoeiro do Norte


Brasão de Limoeiro do Norte

Área(% em relação ao Estado): 0,38.
Altitude: 30,22m.
Latitude: 5,08’.
Longitude: 38°05’.
Mesorregião: Jaguaribe.
Microrregião: Baixo Jaguaribe.

Limites:

Norte: Russas; Sul: Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe; Leste: Russas, Quixeré e Rio Grande do Norte; Oeste: Morada Nova.

Distritos: Bixopá.

Acidentes Geográficos: Rio Jaguaribe e Quixeré. Lagoas do Canto Grande e das Pedras, Açudes Barracão, Gado Novo e Ingarana.

Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 724,3mm).

Atrativos Naturais: Barragem das Pedrinhas, Chapada do Apodí.

nímia: Tem esse nome em razão da grande quantidade dessa árvore na região, plantado pelos antigos moradores, os índios Paiacus.Variação nímica: Vila de São João do Jaguaribe. Desmembrado de Russas. Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.

Agrícola: Algodão arbóreo e herbáceo, arroz, milho e feijão. Pecuária: suínos, bovinos e aves.

Geografia

Relevo e solo

Os relevos em Limoeiro do Norte fazem parte da Depressão Sertaneja, da (cuesta) rebaixada da Chapada do Apodi e da planície e terraços fluviais próximos ao Rio Jaguaribe. As principais elevações não ultrapassam os 200 metros de altitude. Os solos mais comuns são os Solos Aluviais, Cambissolos, litossolos, Planossolo, Solódico, Vertissolo e Podzólico Vermelho-Amarelo.

Altitude

A cidade de Limoeiro do Norte está em média a uma altitude de 33 metros acima do nível do mar, enquanto em seu bairro Cidade Alta a média de altitude fica entorno dos 49 metros. Na chapada do Apodi as altitudes chegam aos 140 metros, havendo ainda a ocorrendo de maiores elevações. Na comunidade do Tomé localizada na Chapada do Apodi, as elevações ficam a uma média de 138 metros acima do nível do mar.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte das bacias dos rios Jaguaribe e Banabuiú, sendo seus principais afluentes o Rio Quixeré. Existem diversos açudes, dentre eles o do Gado Bravo, da Ingarana, do Barracão e da Santa Fé, e diversas barragens ao longo de seus rios.

Vegetação

A vegetação predominante em Limoeiro do Norte é a de pequeno porte e do tipo caatinga arbustiva densa, com trechos mais arbóreos e espinhosos, na mata ciliar predomina a carnaúba e a oiticica. Os vegetais mais comuns são o pereiro, jucá, jurema, pau-branco, aroeira, catingueira, juazeiro, além de variedades de cactos como o mandacaru, o xiquexique, a palma, entre outros.


Etimologia

Existem muitas controvérsias sobre a origem do nome da cidade. Uma das correntes diz que o topônimo limoeiro é uma alusão as plantações de limoeiros feitas pelos índios Paiacu. Outra tese muito forte é de que se deve ao Sítio Limoeiro da família Rodrigues que veio de Pernambuco no século XVIII. Sua denominação original era Vila de São João do Jaguaribe, depois Vila do Limoeiro. Em razão do Decreto-lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943, a cidade passou-se a se chamar Limoeiro do Norte para distingui-la do topônimo Limoeiro, do município do estado de Pernambuco.










 




Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1), você consumidor é o culpado pela sua extinção, sem animais e sem florestas não há como sobreviver, só restará deserto...


  'Não estamos sozinhos neste planeta', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morreremos, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.  


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel